É PRECISO MAIS QUE BARRO PARA CONSTRUIR UM HOMEM: A IDENTIDADE DO PERSONAGEM MASCULINO NO CONTO “A MENSAGEM”, DE CLARICE LISPECTOR
Resumen
Para poder escrever, a mulher teve de batalhar para conquistar o direito de escrita e representar a si mesma de seu próprio ponto de vista. Conquistado esse direito, a mulher escritora passou a retratar também homens como personagens de seus romances, novelas, contos, crônicas e poemas; entre estas que se aventuraram nesse desafio, destacamos Clarice Lispector. Com uma vasta bibliografia acerca de sua obra, principalmente sobre a personagem feminina, propomos um estudo voltado para uma vertente pouco discutida da literatura lispectoriana: o personagem masculino. Nesse ensejo, destacamos, como objetivo maior, analisar o personagem masculino do conto “A mensagem”, de A legião estrangeira (1999) para entender como sua identidade é construída transpassada por condutas exigidas ao homem na sua juventude. À luz dos estudiosos da masculinidade, como Nolasco (2001), Oliveira (2004), Bourdieu (2016), entre outros, e da identidade (BAUMAN, 2005; HALL, 2015), nossa leitura aponta para uma representação masculina inscrita numa realidade ambígua, que, por vezes, ressalta traços hegemônicos de sua masculinidade, e, em outras, afasta-se, trazendo a lume a fragilidade humana, que independe do gênero.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Transferência de direitos autorais: Caso o artigo submetido seja aprovado para publicação, JÁ FICA ACORDADO QUE o autor AUTORIZA a UEPG a reproduzi-lo e publicá-lo na REVISTA MUITAS VOZES, entendendo-se os termos "reprodução" e "publicação" conforme definição respectivamente dos incisos VI e I do artigo 5° da Lei 9610/98. O ARTIGO poderá ser acessado tanto pela rede mundial de computadores (WWW - Internet), como pela versão impressa, sendo permitidas, A TÍTULO GRATUITO, a consulta e a reprodução de exemplar do ARTIGO para uso próprio de quem a consulta. ESSA autorização de publicação não tem limitação de tempo, FICANDO A UEPG responsável pela manutenção da identificação DO AUTOR do ARTIGO.