PARA ALÉM DO DISCURSO POLÍTICO A INTERDISCURSIVIDADE EM UM ANÚNCIO PUBLICITÁRIO DE CERVEJA

Autores/as

  • Fernanda Fernandes Pimenta de Almeida Lima Universidade Estadual de Goiás https://orcid.org/0000-0002-1924-4780
  • Lana Raisa Andrade Universidade Estadual de Goiás

Resumen

O presente trabalho investiga, sob o enfoque teórico da Análise do Discurso francesa, em sua articulação com a perspectiva dos gêneros discursivos, um anúncio publicitário da cerveja Rio Carioca, cujos efeitos de sentido remetem a casos de corrupção na política brasileira. Com o princípio metodológico de uma pesquisa empírica, de cunho documental e interpretativo, analisamos o devido anúncio, observando como o texto publicístico, ao escolher temas políticos abordados pelo viés do humor, na medida em que instaura um diálogo com a política nacional, possibilita em suas regularidades efeitos de verdade sobre suas condições históricas de existência. Se nos importa desenvolver em nossos alunos sua percepção sobre o discurso, enquanto processo sócio-histórico-cultural, estudar o anúncio publicitário é desvelar o elo que ele instaura com a vida pública, na medida em que politiza seus enunciados e quebra paradigmas no campo midiático.

 

Biografía del autor/a

Lana Raisa Andrade, Universidade Estadual de Goiás

Graduanda do Curso de Letras da Universidade Estadual de Goiás (UEG – UnUInhumas). Docente de Língua Portuguesa e Língua Inglesa no Ensino Fundamental da Rede Particular de Ensino de Goiânia, GO. E-mail: lannarayssa14@hotmail.com

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7198-0585 

Publicado

2022-12-20

Cómo citar

FERNANDES PIMENTA DE ALMEIDA LIMA, F.; RAISA ANDRADE, L. PARA ALÉM DO DISCURSO POLÍTICO A INTERDISCURSIVIDADE EM UM ANÚNCIO PUBLICITÁRIO DE CERVEJA. Muitas Vozes, [S. l.], v. 11, 2022. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/muitasvozes/article/view/20973. Acesso em: 21 dic. 2024.

Número

Sección

Artigos