PARA ALÉM DO DISCURSO POLÍTICO A INTERDISCURSIVIDADE EM UM ANÚNCIO PUBLICITÁRIO DE CERVEJA
Resumen
O presente trabalho investiga, sob o enfoque teórico da Análise do Discurso francesa, em sua articulação com a perspectiva dos gêneros discursivos, um anúncio publicitário da cerveja Rio Carioca, cujos efeitos de sentido remetem a casos de corrupção na política brasileira. Com o princípio metodológico de uma pesquisa empírica, de cunho documental e interpretativo, analisamos o devido anúncio, observando como o texto publicístico, ao escolher temas políticos abordados pelo viés do humor, na medida em que instaura um diálogo com a política nacional, possibilita em suas regularidades efeitos de verdade sobre suas condições históricas de existência. Se nos importa desenvolver em nossos alunos sua percepção sobre o discurso, enquanto processo sócio-histórico-cultural, estudar o anúncio publicitário é desvelar o elo que ele instaura com a vida pública, na medida em que politiza seus enunciados e quebra paradigmas no campo midiático.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Muitas Vozes
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Transferência de direitos autorais: Caso o artigo submetido seja aprovado para publicação, JÁ FICA ACORDADO QUE o autor AUTORIZA a UEPG a reproduzi-lo e publicá-lo na REVISTA MUITAS VOZES, entendendo-se os termos "reprodução" e "publicação" conforme definição respectivamente dos incisos VI e I do artigo 5° da Lei 9610/98. O ARTIGO poderá ser acessado tanto pela rede mundial de computadores (WWW - Internet), como pela versão impressa, sendo permitidas, A TÍTULO GRATUITO, a consulta e a reprodução de exemplar do ARTIGO para uso próprio de quem a consulta. ESSA autorização de publicação não tem limitação de tempo, FICANDO A UEPG responsável pela manutenção da identificação DO AUTOR do ARTIGO.