Algumas notas sobre o material didático impresso usado na Educação a Distância. DOI: 10.5212/MuitasVozes.v.2i1.0004

Autores/as

  • Sandra Quarezemin UFSC
  • Julia Orie Yamamoto UFSC

Resumen

Resumo: Este artigo discute a importância do livro didático utilizado na Educação a Distância (doravante EaD) como um instrumento de diálogo entre o professor e o aluno. Para atingir o propósito deste estudo foi feita uma reflexão sobre os cuidados envolvidos na elaboração deste material didático impresso (MDI). Tal reflexão toma como base concepções teóricas e estudos já realizados, como Comel (2001), que faz distinções entre o conceito clássico e o novo entendimento do material impresso; Effting (2010), que tratada relevância do MDI do curso de Letras Português da UFSC; Laaser (1997), que oferece um manual de criação e elaboração de materiais para EaD; Aretio (1996), que trata da EaD existente há 40 anos na Universidad Nacional de Educación a Distancia de Madri. A fim de ilustrar melhor esta reflexão foi feito um estudo de caso para verificar se a realidade de um dos principais veículos de comunicação que é o MDI atende às necessidades e importâncias a ele atribuídas – na percepção dos professores e tutores da disciplina Sintaxe do Português do curso Letras-Português EaD da UFSC. Os resultados obtidos apontam para a importância da autonomia na modalidade a distância e para a relevância de se pensar em um livro-texto de qualidade.

Publicado

2013-11-08

Cómo citar

QUAREZEMIN, S.; YAMAMOTO, J. O. Algumas notas sobre o material didático impresso usado na Educação a Distância. DOI: 10.5212/MuitasVozes.v.2i1.0004. Muitas Vozes, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 53–66, 2013. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/muitasvozes/article/view/5976. Acesso em: 3 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê: Educação a distância