IMAGENS DA TÉCNICA NO ROMANCE 1984 DE GEORGE ORWELL

Autores/as

  • Leonardo David de Morais Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
  • João Batista Santiago Sobrinho Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Palabras clave:

1984. dispositivo. imagem. técnica.

Resumen

O objetivo deste artigo é propor uma análise do romance 1984, do escritor britânico George Orwell, a partir dos conceitos de “dispositivo” e “técnica”, interpretados respectivamente pelos pensadores italianos Giorgio Agamben e Umberto Galimberti.  Na narrativa de Orwell, as imagens, notadamente aquelas veiculadas através de aparatos como a “teletela”, exercem não apenas a função de divertir ou informar, mas de direcionar as ações das personagens ao longo do enredo.  Nesse sentido, buscou-se articular os conceitos mencionados a um elemento que se destaca na trama owerlliana: a “imagem técnica”, no sentido cunhado por Villém Flusser. 

 

Biografía del autor/a

Leonardo David de Morais, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Mestrando em Estudos de Linguagens com ênfase em processos discursivos e tecnologia pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). 

João Batista Santiago Sobrinho, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Atualmente sou professor de Português e Redação no Cefetmg, Campus I e coordenador do Eixo 3, Ciências Humanas e Cultura, da graduação em Letras do Cefetmg. Possuo Doutorado em Literatura Brasileira (2007) e Mestrado em Estudos Literários (2003), ambos realizados na Universidade Federal de Minas Gerais. Tenho experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, Teoria da Literatura e Português. Escritor, ecologista, músico e artista plástico. Participo do Grupo de Pesquisa do Cefetmg, do Grupo de Pesquisa Discurso, cultura e poesia, do grupo de pesquisa Tecnopoéticas, também do Cefetmg. Participo do grupo de pesquisa Literatecnica: estudos sobre literatura, outras artes e técnica. Professor do quadro permanente do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Estudos de Linguagens do Cefetmg e coordenador da Pós-graduação Lato Sensu em Linguagem e tecnologia do Cefetmg. Busco, desde o doutorado, articulações possíveis entre prosa, poesia, cinema, Nietzsche, corpo e filosofia da técnica.

Publicado

2015-02-24

Cómo citar

MORAIS, L. D. de; SANTIAGO SOBRINHO, J. B. IMAGENS DA TÉCNICA NO ROMANCE 1984 DE GEORGE ORWELL. Muitas Vozes, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 351–361, 2015. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/muitasvozes/article/view/7044. Acesso em: 22 jul. 2024.