O OLHAR SOBRE O OUTRO EM DANCING GIRLS AND OTHER STORIES (1982) DE MARGARET ATWOOD

Autores/as

  • Mabiana Camargo Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO
  • Neide Garcia Pinheiro Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO

Palabras clave:

Identidade. Literatura canadense. Pós-modernismo.

Resumen

Este artigo analisa dois contos da obra Dancings girls and other stories (1982) da escritora canadense Margaret Atwood. Busca-se identificar e interpretar elementos que sugerem a questão relacionada ao outro, ao estrangeiro, observando sua representação nos contextos multiétnicos em que se desenvolvem os eventos dos contos.  Portanto, a análise apoia-se, especialmente, nas teorias pós-modernas de Stuart Hall e Homi Bhabha que afirmam que, devido a uma gama de transformações tecnológicas e sociais consequentes da globalização que transforma o indivíduo e a sociedade rápida e velozmente, há um deslocamento da identidade, antes tida na modernidade como única, completa e singular. Com isso, contraditoriamente, o aumento da crença sobre uma condição étnica primeira reforçam as práticas de preconceito, racismo, xenofobia e em condições religiosas, prolifera-se o fundamentalismo. A partir desse aporte teórico, observar-se-á como os personagens de Atwood expressam-se em relação à identidade, reiterando os paradoxos que envolvem a diversidade cultural e o hibridismo das sociedades multiculturais.

Publicado

2015-02-25

Cómo citar

CAMARGO, M.; PINHEIRO, N. G. O OLHAR SOBRE O OUTRO EM DANCING GIRLS AND OTHER STORIES (1982) DE MARGARET ATWOOD. Muitas Vozes, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 301–312, 2015. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/muitasvozes/article/view/7069. Acesso em: 22 dic. 2024.