O interstício e a incerteza: as faces do fantástico em "O Gato Preto" de Edgar Allan Poe

Auteurs-es

  • Evanir Pavloski Universidade Estadual de Ponta Grossa

Mots-clés :

Literatura fantástica, Desestabilização, Real, Poe, O gato preto, David Roas.

Résumé

O objetivo do presente artigo é revisitar o icônico conto “O gato preto”, de Edgar Allan Poe, tendo como perspectivas teórico-críticas a valorização da ambiguidade no texto e o seu efeito sobre o leitor. Para tanto, utilizaremos como aporte teórico principal a obra A ameaça do fantástico, de autoria do crítico espanhol David Roas, assim como suas referências a conceitos de outros pensadores, a exemplo de Pierre Castex, Louis Vax e Tzvetan Todorov. Pretendemos demonstrar que um processo de desestabilização da visão de mundo do receptor se efetiva tanto na compreensão das atitudes do protagonista como resultantes da influência de forças malignas quanto na análise psicológica e discursiva da personagem. Como mostraremos, em ambos os pontos de vista sobre a face da monstruosidade humana, as representações lógicas e pacificadoras de realidade tem parte de suas enganosas integridades ameaçadas.

Biographie de l'auteur-e

Evanir Pavloski, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professor adjunto do Departamento de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Ponta Grossa

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Publié-e

2019-03-15

Comment citer

PAVLOSKI, E. O interstício e a incerteza: as faces do fantástico em "O Gato Preto" de Edgar Allan Poe. Muitas Vozes, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 618–636, 2019. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/muitasvozes/article/view/12535. Acesso em: 22 déc. 2024.