Ensino de línguas estrangeiras no currículo da Educação Básica: percurso e percalços
Mots-clés :
Currículo, línguas estrangeiras, Educação básica.Résumé
Este artigo é resultado de pesquisa na área de formação de professores, em desenvolvimento em projetos de pesquisa e extensão de nossa autoria na Universidade Estadual de Ponta Grossa. A metodologia utilizada é a pesquisa qualitativa e o objetivo é realizar uma pesquisa sobre a situação das línguas estrangeiras nos currículos educacionais brasileiros desde a educação jesuíta, até a aprovação da LEI 11.151/2005 e de sua revogação em 2017 com a LEI 13.415/2017 que abrange a inserção/exclusão da língua espanhola nos currículos do ensino médio no Brasil. Os dados foram coletados em literatura pertinente à área e analisados através da análise de conteúdo de Bardin (2011). Os resultados apontam para a manutenção de certo monolinguismo da língua inglesa e de descaso para com as línguas estrangeiras nos currículos brasileiros.
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