José de Alencar e as cartas abertas a favor da escravidão: potencialidades e limites

Auteurs-es

Mots-clés :

José de Alencar. Cartas abertas. Literatura. Escravidão.

Résumé

José de Alencar foi um literato e político que, além das obras literárias e críticas, escreveu cartas abertas e expôs a posição conservadora em relação à libertação dos escravos e a aversão ao governo de Dom Pedro II. O presente trabalho privilegiará as “Novas Cartas Políticas de Erasmo ao Imperador”, escritas entre 1867 e 1868 e publicadas, sob o pseudônimo de Erasmo, em folhetos semanais.  A carta, por ser um meio rápido, barato e eficiente de comunicação com o destinatário, garantia o interesse dos leitores. Buscar-se-á compreender as potencialidades e os limites das cartas abertas endereçadas ao Imperador Dom Pedro II e a caracterização desses escritos dentro dos estudos da Crítica epistolográfica (HAROUCHE-BOUZINAC, 2016), visto que as cartas possuem uma forma bastante diferenciada dentro dos seus próprios limites e é caracterizada pela instabilidade de sua forma e flexibilidade do seu uso. As cartas abertas abrem um campo de reflexão amplo em relação à expressão de um romancista sobre a sua visão do tempo e, por essa razão, elas serão estudadas no intuito de compreender algumas características do funcionamento desse tipo de mensagem.

Biographie de l'auteur-e

Erica Drumond Fontes Silva, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Possui graduação em Letras pela Universidade Presidente Antônio Carlos (2006) e mestrado em Literaturas de Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2013). Atua nos seguintes temas: Romantismo, José de Alencar, estética da recepção, crítica textual e processo de construção. Atualmente, trabalha com Literatura e Redação no Ensino Médio em escolas da rede privada. 

Téléchargements

Publié-e

2019-03-15

Comment citer

SILVA, E. D. F. José de Alencar e as cartas abertas a favor da escravidão: potencialidades e limites. Muitas Vozes, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 529–540, 2019. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/muitasvozes/article/view/12572. Acesso em: 3 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê História da literatura no Brasil