Uma reflexão dialógica sobre cartas argumentativas em propostas de redação do vestibular e processos seletivos seriados da UEPG

Auteurs-es

  • Meire Anne Alves Bochnia Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Résumé

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa sobre a prova de Redação do Vestibular e do Processo Seletivo Seriado (PSS) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), que adota desde 2014 a perspectiva dos gêneros discursivos. O objetivo é verificar o tratamento conferido aos elementos principais constituintes do gênero: conteúdo temático, estilo e estrutura composicional. Para isso, a pesquisa toma como referencial teórico a concepção dialógica de linguagem proposta por Bakhtin e pelo Círculo, segundo a qual a construção de sentido acontece mediante a relação com o outro. A metodologia adotada é de natureza qualitativa e a análise dos dados partiu da pesquisa documental. A fim de realizar uma análise mais detalhada, foram selecionadas duas propostas de carta de reclamação, solicitadas no PSS III dos anos de 2015 e 2016, e outra que contempla o gênero carta de resposta à reclamação, solicitada no Vestibular de Verão de 2017. As análises empreendidas apontam para a importância de os enunciados da prova de Redação serem bem articulados e específicos sobre o quê – e como – deve ser produzido, pois quanto maior a clareza nas condições de produção fornecidas ao candidato, maiores – e melhores – oportunidades de realizar o seu “projeto de dizer” ele terá.

Biographie de l'auteur-e

Meire Anne Alves Bochnia, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Mestre em Estudos da Linguagem (UEPG, 2018)

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Publié-e

2020-03-19

Comment citer

BOCHNIA, M. A. A. Uma reflexão dialógica sobre cartas argumentativas em propostas de redação do vestibular e processos seletivos seriados da UEPG. Muitas Vozes, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 158–178, 2020. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/muitasvozes/article/view/14152. Acesso em: 3 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

A linguagem nos processos seletivos para ingresso no ensino superior