Caminhos e descaminhos da leitura na escola. DOI: 10.5212/MuitasVozes.v.2i2.0004

Auteurs-es

  • Catia Toledo Mendonça

Résumé

O trabalho com a leitura nos anos iniciais do Ensino Fundamental deve ser revisto. Nossas crianças leem mal, jovens não gostam de ler. Onde está a raiz do problema? O que fazer? É necessário encontrar alternativas. O caminho atual não é o adequado, como provam os resultados obtidos pelo Brasil no PISA de 2013 – quinquagésimo quinto lugar. 49,2 % dos alunos que participaram não conseguem passar do nível 2 de leitura, são incapazes de deduzir informações do texto e estabelecer relações entre suas partes. É necessário buscar a gênese do problema, que parece estar na forma como se desenvolve o trabalho com a formação do leitor. A partir de conceitos básicos da teoria literária, da Estética da Recepção, pretende-se, questionar os textos utilizados em sala de aula, como principal fonte do trabalho com a leitura, paradidáticos, em sua maioria, e, portanto, funcionais, embora sejam frequentemente confundidos com o texto literário. Pretende-se também rever a função da contação de histórias na Escola, como atividade importante para a formação do leitor. Finalmente, pretende-se chegar à formação dos professores que atuam nos anos iniciais, percebidos como maiores responsáveis pelo processo de formação de leitores.
Palavras-chave: Leitura. Literatura. Escola.

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Comment citer

MENDONÇA, C. T. Caminhos e descaminhos da leitura na escola. DOI: 10.5212/MuitasVozes.v.2i2.0004. Muitas Vozes, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 211–220, 2014. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/muitasvozes/article/view/6396. Acesso em: 19 déc. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê Ler e Ler Literatura: enfrentamentos