Identidades de raça/etnia, ensino crítico e o racismo no livro de inglês aprovado pelo PNLD

Auteurs-es

  • Luís Frederico Dornelas Conti SEEDF
  • Mariana Rosa Mastrella de Andrade UnB

Mots-clés :

Racismo. Mito da democracia racial. Identidade. Livro didático. Ensino crítico de línguas.

Résumé

O racismo no Brasil, encoberto pelo mito da democracia racial com que vivemos (BERNARDINO, 2002; CARNEIRO, 2002; FERREIRA, 2007), e suas consequências nefastas, é a dura realidade com que lutam diariamente os negros neste país. Apesar das vitórias conquistadas nos últimos anos, muito ainda tem de ser feito e discutido. Considerando-se que a escola não pode jamais ser tomada como uma entidade politicamente neutra (PENNYCOOK, 1999, 2001), e que, nas nossas práticas discursivas, dentro e fora da sala de aula, produzimos e mantemos identidades (MASTRELLA-DE-ANDRADE, 2013; WOODWARD, 2000) e legitimamos injustiças, é necessário que reflitamos criticamente sobre as práticas pedagógicas e recursos didáticos que utilizamos em nossas aulas. Desta forma, a exemplo de investigações anteriores (CAMARGO e FERREIRA, 2014a), pretende-se com este trabalho questionar se a série Vontade de Saber Inglês, aprovada pelo Programa Nacional do Livro Didático para o triênio 2014-2016, facilita as discussões em sala de aula sobre História e Cultura Afro-Brasileira, como estabelecem as Leis Federais 10.639/03 e 11.645/08. As análises aqui empreendidas apontam para a permanência do que pode ser chamado de racismo velado: a invisibilidade dos negros, discursos liberais sobre a diversidade e a fuga constante a questões que encarem a realidade do racismo em nosso país.

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Publié-e

2016-03-17

Comment citer

CONTI, L. F. D.; ANDRADE, M. R. M. de. Identidades de raça/etnia, ensino crítico e o racismo no livro de inglês aprovado pelo PNLD. Muitas Vozes, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 27–42, 2016. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/muitasvozes/article/view/8562. Acesso em: 22 déc. 2024.

Numéro

Rubrique

Identidades Sociais de Raça em Estudos da Linguagem