Ensinar “cultura” em sala de aula de LE – novos paradigmas made in Germany

Auteurs-es

  • Paul Woerkel Uni-Jena

Résumé

O objetivo deste artigo é apresentar as principais abordagens no ensino
de “cultura” em sala de aula de LE, a partir da perspectiva da disciplina Alemão
como Língua Estrangeira (ALE). Depois de descrever as origens do “ensino de
cultura”, como é realizado na Alemanha, sob a denominação de Landeskunde, o
enfoque volta-se para as possibilidades e desafios do paradigma intercultural, que
tem influenciado a discussão sobre cultura por mais de 25 anos, e para os novos
conceitos de aprendizagem cultural, que estão presentes nos debates acadêmicos
atuais dos germanistas e que têm como base o construtivismo e as ciências culturais.

Téléchargements

Publié-e

2017-03-11

Comment citer

WOERKEL, P. Ensinar “cultura” em sala de aula de LE – novos paradigmas made in Germany. Muitas Vozes, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 16–32, 2017. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/muitasvozes/article/view/9724. Acesso em: 22 déc. 2024.

Numéro

Rubrique

Interculturalidades