Políticas curriculares para a formação de professores: disputas e negociações em distintos contextos
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Resumo
Este trabalho discute as disputas e negociações em torno das políticas curriculares para a formação de professores no Brasil. Para tal, são analisados, a partir de uma pesquisa documental referenciada em teóricos do campo do currículo, dois contextos específicos, a saber, o caracterizado pelo Plano Nacional de Educação (PNE) de 2014 e pela produção da Resolução CNE/CP nº 2/2015, e outro marcado pelo processo de impeachment de 2016 e consequente produção da Resolução CNE/CP nº 2/2019 que institui a BNC-Formação. Interpretamos processos de articulação e disputas entre projetos curriculares de formação de professores envolvendo diferentes sujeitos e demandas políticas e sociais. Por fim, defendemos a distinção entre os contextos, assim como a aposta na permanência de lutas políticas como potentes na perturbação das estabilizações hegemônicas em torno das políticas curriculares para a formação de professores, sobretudo as que estão constituídas no atual cenário político brasileiro.
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