Políticas curriculares para a formação de professores: disputas e negociações em distintos contextos

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Doutorando Wagner Nobrega Torres
https://orcid.org/0000-0002-7539-8944
Dr.ª Silvia Alicia Martinez
https://orcid.org/0000-0001-9612-6924

Resumo

Este trabalho discute as disputas e negociações em torno das políticas curriculares para a formação de professores no Brasil. Para tal, são analisados, a partir de uma pesquisa documental referenciada em teóricos do campo do currículo, dois contextos específicos, a saber, o caracterizado pelo Plano Nacional de Educação (PNE) de 2014 e pela produção da Resolução CNE/CP nº 2/2015, e outro marcado pelo processo de impeachment de 2016 e consequente produção da Resolução CNE/CP nº 2/2019 que institui a BNC-Formação. Interpretamos processos de articulação e disputas entre projetos curriculares de formação de professores envolvendo diferentes sujeitos e demandas políticas e sociais. Por fim, defendemos a distinção entre os contextos, assim como a aposta na permanência de lutas políticas como potentes na perturbação das estabilizações hegemônicas em torno das políticas curriculares para a formação de professores, sobretudo as que estão constituídas no atual cenário político brasileiro.

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Como Citar
TORRES, W. N.; MARTINEZ, S. A. Políticas curriculares para a formação de professores: disputas e negociações em distintos contextos. Olhar de Professor, [S. l.], v. 25, p. 1–26, 2023. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.25.20928.075. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/20928. Acesso em: 26 dez. 2024.
Seção
Caderno temático "As reformas educacionais no Ensino Superior"
Biografia do Autor

Doutorando Wagner Nobrega Torres, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF

Doutorando em Políticas Sociais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (PPGPS/UENF). Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PROPED/UERJ). Bacharel e Licenciado em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente é Técnico Operacional Nível Superior/ História. Trabalha no Laboratório de Estudos do Espaço Antrópico LEEA/ CCH - UENF participando na produção e execução de projetos de extensão coordenados pela Profª Drª Simonne Teixeira. Investiga Políticas Educacionais com enfoque no currículo a partir de uma abordagem pós-estrutural. Atua como Coordenador Técnico Pedagógico de cursos de formação continuada para professores da educação básica e oferece suporte a programas de estudos, pesquisas e atividades docentes na área de História Geral e do Brasil no curso de Graduação em Ciências Sociais da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). É Professor Docente I Efetivo da Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro (SEEDUC, RJ), lecionando as disciplinas História, Filosofia e Sociologia, desde 2007.

Dr.ª Silvia Alicia Martinez, Universidade Estadual do Norte Fluminense

Professora Associada da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Graduada em Ciências da Educação (Mar del Plata,1986), Mestre e Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1993; 2000). Fez Estágio de Pós Doutoramento na Universidade de Lisboa. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política e História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, profissão docente, cultura material escolar, juventude e memória. Também atua e pesquisa na área da Educação Ambiental crítica. Atua na linha EDUCAÇÃO, CULTURA, POLÍTICA E CIDADANIA do Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais (Mestrado e Doutorado Acadêmico), sendo Coordenadora entre os anos de 2012 e 2016. É líder do Grupo de Pesquisa Educação, Sociedade e Região. Foi chefe do Laboratório de Estudos de Educação e Linguagem -LEEL-CCH-UENF (chefe de departamento de Educação) de 2007 a 2012. Foi coordenador de IC do CCH no período 2007-2008. Entre 2006 e 2018 foi membro do colegiado do Mestrado em Políticas Sociais da UENF. Entre 2007 e 2012 foi membro do Colegiado do Centro de Ciências do Homem; membro do Colegiado Acadêmico; Membro do Conselho Universitário. Entre 2012 e 2016 foi membro da Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação. Tem desenvolvido pesquisas financiadas pela FAPERJ, pelo CNPq e pelo FUNBIO. É membro fundadora da diretoria da ANINTER-SH (Ass. Nac. de Pesquisa e Pós-Grad. Interdisciplinar em Sociais e Humanidades) e Coordenadora de GT do CONINTER - Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades (2012 e 2013, 2015-2018). Foi presidente da Comissão para elaboração de APCN para o curso de Doutorado em Políticas Sociais, apresentado à CAPES no ano de 2014, aprovado em 21 de dezembro de 2014. Membro da comissão para elaboração de projeto institucional de Internacionalização CAPES/PrInt (2018). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq desde 2014.

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