Narrativas orais de uma professora alfabetizadora sobre o processo de alfabetização em tempos de retorno à presencialidade
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Resumo
Este estudo objetivou evidenciar os desafios enfrentados por uma professora alfabetizadora no retorno à presencialidade no ano de 2022 com uma turma do primeiro ano do Ensino Fundamental de um município do Rio Grande do Sul, bem como algumas de suas estratégias de ensino em tempos pós-pandêmicos. Trata-se de um estudo de caso, produzido por meio de entrevista narrativa. Os resultados demonstraram: i) as dificuldades do ensino em meio a tantas restrições; ii) as dificuldades de mobilidade das crianças e certo desconhecimento do próprio corpo; iii) a grande diversidade de níveis de alfabetização das crianças ao ingressarem na classe de alfabetização; iv) e a influência desses fatores nos modos de fazer docente. Nesse contexto, o trabalho pedagógico foi permeado por jogos, brincadeiras, elementos visuais e concretos e incorporação de uma rotina escolar, com o intuito de compor um ambiente de socialização, construção de autonomia e acesso ao mundo letrado.
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