Narrativas orais de uma professora alfabetizadora sobre o processo de alfabetização em tempos de retorno à presencialidade

Conteúdo do artigo principal

Me. Cristiane Mortágua Oliveira
Dr.ª Patrícia Ignácio

Resumo

Este estudo objetivou evidenciar os desafios enfrentados por uma professora alfabetizadora no retorno à presencialidade no ano de 2022 com uma turma do primeiro ano do Ensino Fundamental de um município do Rio Grande do Sul, bem como algumas de suas estratégias de ensino em tempos pós-pandêmicos. Trata-se de um estudo de caso, produzido por meio de entrevista narrativa. Os resultados demonstraram: i) as dificuldades do ensino em meio a tantas restrições; ii) as dificuldades de mobilidade das crianças e certo desconhecimento do próprio corpo; iii) a grande diversidade de níveis de alfabetização das crianças ao ingressarem na classe de alfabetização; iv) e a influência desses fatores nos modos de fazer docente. Nesse contexto, o trabalho pedagógico foi permeado por jogos, brincadeiras, elementos visuais e concretos e incorporação de uma rotina escolar, com o intuito de compor um ambiente de socialização, construção de autonomia e acesso ao mundo letrado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
OLIVEIRA, C. M. .; IGNÁCIO, P. Narrativas orais de uma professora alfabetizadora sobre o processo de alfabetização em tempos de retorno à presencialidade. Olhar de Professor, [S. l.], v. 28, p. 1–22, 2025. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.28.23578.049. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/23578. Acesso em: 13 dez. 2025.
Seção
Artigos em fluxo contínuo
Biografia do Autor

Me. Cristiane Mortágua Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Formada em Letras Português Espanhol pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2008), formada em Pedagogia pela mesma universidade (2022). Pós-graduada em Psicopedagogia e Educação Especial pela Famart. Pós-graduada em Alfabetização pela FURG. Atualmente é mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação pela mesma universidade, na linha de pesquisa políticas educacionais e currículo.

Dr.ª Patrícia Ignácio, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Mestre em Educação em Estudos Culturais pela Universidade Luterana do Brasil - ULBRA, Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS. Pós-doutora pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN.

Referências

Alfabetização em rede: uma investigação sobre o ensino remoto da alfabetização na pandemia COVID-19 - Relatório Técnico (Parcial). Revista Brasileira de Alfabetização, [S. l.], n. 13, p. 185–201, 2020. DOI: 10.47249/rba2020465. Disponível em: https://revistaabalf.com.br/index.html/index.php/rabalf/article/view/465. Acesso em: 29 maio. 2024.

BAYS, S. A.; CLAROS, K. F.; SAMBUGARI, M. R. do N. Os desafios do pós-pandemia na alfabetização: reflexões sobre o retorno às aulas presenciais na rede municipal de ensino de Corumbá-MS. In: VI CONBALF, 2023, Pará. Anais, Pará: Editora, 2023. Disponível em: https://eventos.udesc.br/ocs/index.php/V_CBA/viconbalf/paper/viewFile/2282/2028. Acesso em: 01 de nov. de 2023.

BRASIL. Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020a. Presidência da República. Secretaria Geral. Subchefia para assuntos jurídicos. Disponível em: L13979 (planalto.gov.br). Acesso em: 05 de out. de 2023.

BRASIL. Ministério da educação. Parecer CNE/CP nº 5/2020b. Disponível em: pcp005_20 (semesp.org.br). Acesso em 05 de ago. de 2021.

CALDEIRA, A. M. S.; ZAIDAN, S. Prática pedagógica. In: OLIVEIRA, D. A.; DUARTE, A. C.; VIEIRA L. M. F. (Org.). Dicionário: trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: GESTRADO/FaE/UFMG, 2010. v. 1. CDROM. Disponível em: https://gestrado.net.br/verbetes/pratica-pedag-gica/. Acesso em: 25 de set. 2023.

COSTA, M. T. M. de S.; SILVA, D. N. H. O corpo que escreve: considerações conceituais sobre aquisição da escrita. In: Psicologia em Estudo. Maringá, v.17, n. 1, p. 55-62, jan./mar. 2012.

COUTINHO, M. de L. Psicogênese da língua escrita: O que é? Como intervir em cada uma das hipóteses? Uma conversa entre professores. In: MORAIS, A. G. de; ALBUQUERQUE, E. B. C.; LEAL, T. F. (org). Alfabetização: apropriação do sistema de escrita alfabética. Belo Horizonte: Autêntica, 2005, p. 47-70.

CRUZ NETO, O. O trabalho de campo como descoberta e criação. In: MINAYO, M. C. de S. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.

DOMINGUES, C. L. K.; EBERT, S. L. F. A alfabetização aos seis anos e a organização do trabalho pedagógico. In: Revista Educação por Escrito – PUCRS, v.4, n.2, dez. 2013. P. 174-190.

DUSSEL, I. La escuela en la pandemia. Reflexiones sobre lo escolar en tempos dislocados. In: Práxis Educativa. Ponta Grossa, v. 15, 2016482, p. 1-16, 2020.

FERREIRO, E.; TEBEROSKY, A. Psicogênese da Língua Escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1985.

FORTUNA, T. R. Sala de aula é lugar de brincar? In: XAVIER, M. L. M. e DALLA ZEN, M. I. H. (org.) Planejamento em destaque: análises menos convencionais. Porto Alegre: Mediação, 2000. (Cadernos de Educação Básica, 6) p. 147-164

GOMES, V. S. do S.; COSTA, E. B. da S.; BARROS, C. A. U. Alfabetização e psicomotricidade: uma aliança pelo pleno desenvolvimento da criança. In: Educação Pública. Rio de Janeiro. ISS:1984-6290 – quadriênio 2007-2020.

HIRDES, J. C. R.; MENDES, R.; BATISTA, A. C. Fim do ensino remoto: desafios enfrentados por professoras dos anos iniciais do ensino fundamental de uma rede pública. In: VI CONBALF, 2023, Pará. Anais, Pará: Editora, 2023. Disponível em: https://eventos.udesc.br/ocs/index.php/V_CBA/viconbalf/paper/viewFile/2564/1802. Acesso em: 01 de nov. de 2023.

IGNÁCIO, P.; CAMOZZATO, V. C. Pedagogias do consumo e narrativas orais: O que pensam, dizem e sentem os sujeitos infantis escolares. In: Textura. v. 25, n. 64. P.250-280, out./dez. 2023.

LARROSA, J. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. –Espanha. 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n19/n19a02.pdf

LARROSA, J. Elogio da escola. Tradução: Fernando Coelho. 1 ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2018.

LEAL, T. F. Fazendo acontecer: o ensino da escrita alfabética na escola. In: MORAIS, A. G. de; ALBUQUERQUE, E. B. C.; LEAL, T. F. (org). Alfabetização: apropriação do sistema de escrita alfabética. Belo Horizonte: Autêntica, 2005, 168p.

LEAL, T. F.; ALBUQUERQUE, E. B.; LEITE, T. M. R. Jogos: alternativas didáticas para brincar alfabetizando (ou alfabetizar brincando?). In: MORAIS, A. G. de; ALBUQUERQUE, E. B. C.; LEAL, T. F. (org). Alfabetização: apropriação do sistema de escrita alfabética. Belo Horizonte: Autêntica, 2005, p. 111-131.

LUND, J. A. Práticas docentes em tempos de pandemia covid-19. 2022. 147 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, 2022.

MARTINS FILHO, A. J. Olhares investigativos sobre as crianças: o brincar e a produção das culturas infantis. In: Momento, Rio Grande, 19 (1): 89-104, 2010.

MELLIS, F. Organização Mundial da Saúde declara o fim da emergência de COVID-19. Portal R7. 05 de maio de 2023. Disponível em: Organização Mundial da Saúde declara o fim da emergência sanitária de COVID-19 - Notícias - R7 Saúde. Acesso em: 22 de jul. de 2023.

MESENBURG, F. A.; DIAS, E. A.; BATISTA, A. C.; SANTIAGO, R. S.; MARTINS, L. H. B.; SOUZA, M. V.; PORTO, G. C. Entre o planejamento das redes e o efetivo retorno às aulas presenciais: um estudo sobre uma rede municipal. In: VI CONBALF, 2023, Pará. Anais, Pará: Editora, 2023. Disponível em: https://eventos.udesc.br/ocs/index.php/V_CBA/viconbalf/paper/viewFile/2657/1793. Acesso em: 01 de nov. de 2023.

MINAYO, M. C. de S. Ciência, Técnica e Arte: O desafio da pesquisa social. In: MINAYO, M. C. de S. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.

MORAIS, A. G. de. Se a escrita alfabética é um sistema notacional (e não um código), que implicações isto tem para a alfabetização? In: MORAIS, A. G. de; ALBUQUERQUE, E. B. C.; LEAL, T. F. (org). Alfabetização: apropriação do sistema de escrita alfabética. Belo Horizonte: Autêntica, 2005, p.29-46.

OMS (Organização Mundial da Saúde). Doença do coronavírus (COVID-19). Genebra, 2023. Disponível em: https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/coronavirus-disease-(covid-19) . Acesso em: 20 de maio de 2025.

RIO GRANDE DO SUL. Decreto nº 56.171, de 29 de outubro de 2021. Estabelece as normas aplicáveis às instituições e aos estabelecimentos de ensino situados no território do Estado do Rio Grande do Sul, conforme as medidas de prevenção e de enfrentamento à epidemia causada pelo novo Coronavírus (COVID-19) de que trata o Decreto nº 55.882, de 15 de maio de 2021, que institui o Sistema de Avisos, Alertas e Ações. Rio Grande do Sul, Diário Oficial Eletrônico (DOE), nº 216 – 2º edição, 29 de outubro de 2021, p. 9.

SANTOS, E. C. dos; JUNIOR, J. C. L. Os desafios da docência na Educação Básica durante a pandemia de COVID-19 na cidade de Lábrea, Amazonas, Brasil. In: Revista Actualidades Investigativas en Educación. Volumen 22, Número 3, Art. Cient., set-dic 2022.

SANTOS, M. de N. A. T.; SOUSA, A. S. dos S. de; MONTEIRO, H. C. S. As dificuldades dos docentes em relação a alfabetização e letramento dos discentes, e as consequências na aprendizagem pós isolamento social do COVID-19. In: VI CONBALF, 2023, Pará. Anais, Pará: Editora, 2023. Disponível em: https://eventos.udesc.br/ocs/index.php/V_CBA/viconbalf/paper/viewFile/2405/1960. Acesso em: 01 de nov. de 2023.

SANTOS, M. de S. dos. O pós-pandemia na prática educativa nos processos de alfabetização e letramento: relato de experiência. In: VI CONBALF, 2023, Pará. Anais, Pará: Editora, 2023. Disponível em: https://eventos.udesc.br/ocs/index.php/V_CBA/viconbalf/paper/viewFile/2530/1844. Acesso em: 01 de nov. de 2023.

SARAIVA, K.; TRAVERSINI, C.; LOCKMANN, K. A educação em tempos de COVID-19: ensino remoto e exaustão docente. In: Praxis Educativa, Ponta Grossa, v.15, e2016289, p. 1-24, 2020. Disponível em: http://www.revista2.uepg.br/index.php/praxiseducativa. Acesso em: 05 de out. de 2023.

SILVEIRA, J. de O. A.; NOGUEIRA, G. M. Reflexões sobre a rotina escolar no retorno ao ensino presencial sob o olhar de quatro professoras alfabetizadoras. In: VI CONBALF, 2023, Pará. Anais, Pará: Editora, 2023. Disponível em: https://eventos.udesc.br/ocs/index.php/V_CBA/viconbalf/paper/viewFile/2445/2052. Acesso em: 01 de nov. de 2023.

SOARES, M. Alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo: Contexto, 2016.

SOARES, M. Alfabetização e letramento. 7. Ed., 4ª reimpressão. – São Paulo: Contexto, 2020.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1987.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. Livraria Martins Fontes. Editora Ltda. São Paulo – SP, 4º ed. 1991.

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2.ed. – Porto Alegre: Bookman, 2001.