Navegação Principal
Conteúdo principal
Barra Lateral
Cadastro
Acesso
Toggle navigation
Atual
Arquivos
Anúncios
Submissões
Orientações para Autores
Avaliação
Conflito de interesse
Princípios éticos
Indexadores/impacto
Indexadores e divulgadores
Índices e visibilidade
Sobre
Sobre a Revista
Equipe Editorial
Conselho Editorial
Conselho Consultivo
Pareceristas ad hoc
Arquivamento
Declaração de Privacidade
Contato
Buscar
Início
Arquivos
v. 23 (2020): Publicação Contínua
Publicado:
17-06-2020
Expediente
EXPEDIENTE
1-12
PDF
Caderno temático: Avaliação em larga escala no contexto da Educação Básica
APRESENTAÇÃO
Clícia Buhrer Martins, Elismara Zaias Kailer
1-4
XML
EPUB
Avaliação institucional participativa e a busca da qualidade da escola: limites e potencialidades da participação estudantil
Maria Simone Ferraz Pereira, Mara Regina Lemes De Sordi
1-20
PDF
XML
EPUB
DOI:
https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.23.2020.15576.209209225810.0527
Implicações da política de avaliação na produção da qualidade educacional
Luziane Said Cometti Lélis, Dinair Leal da Hora
1-18
PDF
XML
EPUB
DOI:
https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.23.2020.15537.209209225813.0525
Exame nacional do ensino médio, política educacional e proposta de formação para o desenvolvimento de habilidades e competências
Rubiana Brasilio Santa Bárbara, Maria Terezinha Bellanda Galuch, Vinícius Adriano de Freitas
1-14
PDF
XML
EPUB
DOI:
https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.23.2020.15193.209209226782.0525
Infraestrutura e desempenho escolar na Prova Brasil: aspectos e conexões
Denilson Junio Marques Soares, Talita Emidio Andrade Soares, Wagner dos Santos
1-18
PDF
XML
EPUB
DOI:
https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.23.2020.15023.209209227242.0626
A produção acadêmica sobre o SIMAVE: mapeamento de teses e dissertações (2000-2019)
Paulo Henrique Arcas, Regilson Maciel Borges
1-20
PDF
XML
EPUB
DOI:
https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.23.2020.15946.209209226789.0613
Implicações das avaliações em larga escala nas escolas de Educação Básica: uma revisão de literatura
Olhar de Professor, Cristiane Machado; Aline Gabriele Pereira
1-15
PDF
XML
EPUB
DOI:
https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.23.2020.16273.209209227423.0630
O desafio da construção de um modelo alternativo de avaliação externa em larga escala da aprendizagem: um desafio, simultaneamente, conceitual, técnico e político como ponto de apoio para o sucesso de todos os alunos
Michelly Francini Brassaroto do Amaral, Ocimar Munhoz Alavarse, Fernando Augusto Silva
1-18
PDF
XML
EPUB
DOI:
https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.23.2020.15616.209209225971.0530
Avaliações em larga escala: impactos na atuação do professor Coordenador Pedagógico na rede municipal de educação de Belo Horizonte (Minas Gerais)
Maria Aparecida Rodrigues da Rocha, Vera Lúcia Nogueira
1-18
PDF
XML
EPUB
DOI:
https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.23.2020.14869.209209227143.0623
Políticas educacionais da Nova Gestão Pública no Peru: os docentes na cultura da performatividade educacional
Bethzabé Cotrado
1-13
PDF
XML
EPUB
DOI:
https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.23.2020.15636.209209229631.0720
Políticas nacionais de avaliação para a alfabetização: o que muda com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)?
Graciele Lipsuch, Michelle Fernandes Lima
1-15
PDF
XML
EPUB
DOI:
https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.23.2020.15326.209209229633.0721
Escolas charter, contratos de gestão e avaliação externa: o IDEB como cláusula contratual
Henrique Dias Gomes de Nazareth
1-15
PDF
XML
EPUB
DOI:
https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.23.2020.15211.209209224521.0424
Entrevista com Sandra Zákia: reflexões sobre as avaliações em larga escala e seus efeitos no contexto educacional
Elismara Zaias Kailer, Clicia Buhrer Martins
1-7
PDF
XML
EPUB
DOI:
https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.23.2020.16918.209209230240.0924
Avaliações em larga escala e a intrínseca relação com o currículo
Sonia Maria de Sousa Fabrício Neiva, Eliana Gonçalves da Silva Fonseca
1-17
PDF
XML
EPUB
DOI:
https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.23.2020.16811.209209229650.0903
Políticas públicas educacionais implicadas no bom desempenho em ciências no PISA: um estudo comparativo Brasil, Singapura e Finlândia
Juliane Buhler, Patrícia Ignácio
1-18
PDF
XML
EPUB
DOI:
https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.23.2020.15593.209209229632.0720
A prescrição do trabalho docente na matriz de referência para a redação do ENEM
Bruna Costa Silva, Gabriela Belo da Silva, Regina Celi Mendes Pereira
1-14
PDF
XML
EPUB
DOI:
https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.23.2020.15825.209209230239.0924
As concepções e práticas avaliativas em matemática de um grupo de professores do 5º ano do ensino fundamental e suas relações com a Prova Brasil
Ildenice Lima Costa, Cleyton Hércules Gontijo
1-17
PDF
XML
EPUB
DOI:
https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.23.2020.14944.209209223336.0226
Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) e as repercussões político-pedagógicas na rede municipal de ensino de Curitiba/PR
Raquel Angeli, Maria Iolanda Fontana
1-17
PDF
XML
EPUB
DOI:
https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.23.2020.15599.209209225654.0529
Políticas da Educação Infantil e o ensino da matemática
Simone de Oliveira Andrade Silva, Clarilza Prado de Souza
1-18
PDF
XML
EPUB
DOI:
https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.23.2020.17086.209209231159.1105
Artigos em fluxo contínuo
Desafios e contradições de professores da Paraíba acerca da inclusão e do Atendimento Educacional Especializado
Juliana Medeiros Fernandes, Munique Massaro
1-16
PDF
XML
EPUB
DOI:
https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.23.2020.15197.209209224492.0423
Diversidade e deficiência: discursos da comunidade escolar sobre o processo de inclusão em escolas de ensino comum
Érica Fernanda Moreira Dias, Josiane Peres Gonçalves, Mirella Villa de Araujo Tucunduva da Fonseca
1-13
PDF
XML
EPUB
DOI:
https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.23.2020.14763.209209226279.0611
Docentes da Educação Infantil rememorando suas infâncias: o perigo da idealização do que seja ser criança
Jónata Ferreira de Moura
1-14
PDF
XML
EPUB
DOI:
https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.23.2020.14899.209209225408.0427
A linguagem e a construção do real pela criança: contrapontos entre Lev S. Vygotsky e Jean Piaget
Mériti de Souza, Diana Carvalho de Carvalho
1-15
PDF
XML
EPUB
DOI:
https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.23.2020.15176.209209224411.0419
O papel da mobilidade internacional na formação docente: estudo comparado entre Brasil e Portugal
Vlademir Marim, Letícia Araújo Rodrigues
1-18
PDF
XML
EPUB
DOI:
https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.23.2020.15041.209209223758.0326
Letras em números: o que nos aguarda na terceira década do século XXI?
David José de Andrade Silva
1-16
PDF
XML
EPUB
DOI:
https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.23.2020.15159.209209224172.0415
Prática docente e literatura infantil no ensino fundamental I
Fernanda Santana Rocha, Gleisa Alcantara, Ana Erica Reis da Silva Kühn
1-16
PDF
XML
EPUB
DOI:
https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.23.2020.15601.209209229827.0822
Análises de pesquisas sobre a Educação Especial Inclusiva: a (in)diferenciação e o preconceito
Mara Salgado, Divino José da Silva
1-13
PDF
XML
EPUB
DOI:
https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.23.2020.15840.209209228098.0717
Lugares da mulher na literatura infanto-juvenil: análise de livros que propõem uma discussão do papel da mulher na sociedade de maneira não estereotipada
Marco Antonio Bettine de Almeida, Olivia Rall
1-16
PDF
XML
EPUB
DOI:
https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.23.2020.15813.209209225983.0604
Caderno Temático: Covid 19 - Educação em tempo de Pandemia (Volume 1)
Escola da pequena infância e alguns paradoxos no contexto da pandemia da Covid-19
Nayara Alves Macedo, Fabiana Nery de Lima Pessanha, Carolina Silva de Alencar
1-6
PDF
XML
EPUB
DOI:
https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.23.2020.16035.209209226804.0615
Reflexões pedagógicas em tempos de pandemia: análise do parecer 05/2020
Aline Daiane Nunes Mascarenhas, Amelia do Rosário Santoro Franco
1-6
PDF
XML
EPUB
DOI:
https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.23.2020.16011.209209226562.0614
Ensino de História: estudos domiciliares em tempos de Covid-19
Mônica Paula de Sousa Martins, Rosana Paulo de Sousa
1-5
PDF
XML
EPUB
DOI:
https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.23.2020.15974.209209226464.0614
Práticas pedagógicas alternativas em um cenário excepcional: alguns pressupostos das experiências de educação a distância no Uruguai
Tania Presa, María Evangelina Méndez, Noelia Campos
1-6
PDF
XML
EPUB
DOI:
https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.23.2020.15880.209209226254.0610
ENEM durante a pandemia? Um estudo de caso das percepções de docentes da Rede Estadual de Educação do Rio de Janeiro sobre a realização do ENEM 2020
Regina Lucia Fernandes de Abuquerque
1-6
PDF
XML
EPUB
DOI:
https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.23.2020.15649.209209225856.0601
Coronavírus e desigualdades educacionais: reposicionando o debate
Diego dos Santos Reis
1-5
PDF
XML
EPUB
DOI:
https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.23.2020.15592.209209226414.0605
Experiences of university education in virtuality in the public and private context in Colombia
Campo Elías Flórez Pabón, Jenny Patricia Acevedo-Rincón
1-4
PDF
XML
EPUB
DOI:
https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.23.2020.15577.209209225596.0528
Convivência virtualizada entre escola e lar em tempos de pandemia: uma reflexão sócio-educativa
Pablo Nahuel Di Napoli
1-6
PDF
XML
EPUB
DOI:
https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.23.2020.15510.209209225352.0521
Aproximações e reflexões diante da “pedagogia do vírus”
Isabela Pereira Lopes
1-4
PDF
XML
EPUB
DOI:
https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.23.2020.15441.209209225184.0518
(Re)pensando o novo normal após a pandemia da Covid-19: a realidade dos Licenciandos em Química de uma Instituição de Ensino Superior da Bahia
Franklin Kaic Dutra-Pereira, Rafaela dos Santos Lima, Michele Marcelo Silva Bortolai
1-6
PDF
XML
EPUB
DOI:
https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.23.2020.16146.209209226780.0616
Educação no Ensino Superior em tempos de pandemia
Bruno Rafael Santos de Cerqueira
1-5
PDF
XML
EPUB
DOI:
https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.23.2020.16175.209209226867.0616
De “a vida não pode parar” a “você que lute”: discursos oficiais, contradiscursos e a resistência de um cursinho popular na pandemia da Covid-19
Alberto Lopo Montalvão Neto, Francisco Vieira da Silva
1-6
PDF
XML
EPUB
DOI:
https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.23.2020.15406.209209225047.0514
IX DIMA on-line: uma experiência exitosa em período de pandemia
Eliziete Nascimento de Menezes, Francisco Arnaldo Lopes Bezerra, Maria José Costa dos Santos
1-6
PDF
XML
EPUB
DOI:
https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.23.2020.16139.209209228231.0715
Tecnologia e educação matemática em tempos de pandemia
Arnulfo Fajardo Valencia
1-4
PDF
XML
EPUB
DOI:
https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.23.2020.15843.209209226104.0607
Ações educacionais em tempos de pandemia: reflexões sobre a Biologia no ensino médio
Walkíria dos Reis Lima, Joana Peixoto, Adda Daniela Lima Figueiredo Echalar
1-6
PDF
XML
EPUB
DOI:
https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.23.2020.15906.209209226309.0611
Tecnologias digitais de informação e comunicação como estratégia pedagógica: um olhar sobre a experiência de um curso de Pedagogia em tempos de pandemia
Samantha Dias de Lima, Melina Chassot Benincasa Meirelles
1-7
PDF
XML
EPUB
DOI:
https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.23.2020.15938.209209229540.0807
Covid-19 e violência de gênero e intrafamiliar: o ensino de biologia para além dos conteúdos esperados
Yonier Alexander Orozco Marin, Lady Johanna Herrera Vargas
1-7
PDF
XML
EPUB
DOI:
https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.23.2020.15985.209209226496.0614
Professores em tempos de pandemia: tecendo e re-tecendo conhecimento da profissão
Analia Errobidart, María Fabiana Caruso, María Eugenia Gaite
1-6
PDF
XML
EPUB
DOI:
https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.23.2020.15922.209209226351.0612
Relato de experiência: a construção de saberes/fazeres pelo emaranhado de vozes no/pelo cotidiano em tempos de Covid-19
Elizandra Neves de Carvalho
1-5
PDF
XML
EPUB
DOI:
https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.23.2020.16025.209209226587.0615
Experiências Pedagógicas
Práticas corporais de aventura na Educação Física Escolar e a inclusão da criança com deficiência
Marcos Vinícius Guimarães de Paula, Andréa Kochhann
1-17
PDF
XML
EPUB
DOI:
https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.23.2020.15118.209209225339.0513
Relatos de experiência sobre identidade étnica em uma escola indígena no estado de Roraima
Mary Jane Barreto de Souza, Raimunda Gomes da Silva
1-13
PDF
XML
EPUB
DOI:
https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.23.2020.15595.209209225864.0602
Caderno temático: A atualidade do Pensamento de Paulo Freire
APRESENTAÇÃO
Olhar de Professor, Lucimara Cristina de Paula, Juliano Peroza
1-4
PDF
XML
EPUB
A ação pedagógica crítica e formação do pensamento reflexivo
Claudio Almir Dalbosco, Cláudio Bertotto, Ivan Luís Schwengber
1-14
PDF
XML
EPUB
DOI:
https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.23.2020.16857.209209230243.0912
Feminismo socialista e pedagogia das mulheres oprimidas: um caminho libertador em tempos de neoliberalismo
Miriam Furlan Brighente
1-15
PDF
XML
EPUB
DOI:
https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.23.2020.16919.209209230242.0924
Educação e transformação da realidade planetária: esperança e utopia
Izabel Cristina Petraglia, Elaine T. Dal Mas Dias, Cleide Rita Silvério de Almeida
1-14
PDF
XML
EPUB
DOI:
https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.23.2020.16831.209209229775.0907
Tensões entre emancipação e autoritarismo: contribuições de Paulo Freire
Telmo Marcon, Marcelo Ricardo Nolli
1-15
PDF
XML
EPUB
DOI:
https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.23.2020.15472.209209225265.0520
Um olhar freireano para a Base Nacional Comum Curricular de Matemática
Paula dos Santos Malheiros; Régis Forner
1-14
PDF
XML
EPUB
DOI:
https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.23.2020.16225.209209229410.0828
Pensar, agir e se libertar: concepções da pedagogia freiriana para a educação
Valdirene Eliane Bailon de Souza, Rita Márcia Andrade Vaz de Mello
1-13
PDF
XML
EPUB
DOI:
https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.23.2020.15423.209209225117.0515
Saberes da docência universitária e Ciclo Gnosiológico em Paulo Freire: tessituras a partir da Pós-Graduação em Educação
Hamilton Perninck Vieira, Jacques Therrien
1-18
PDF
XML
EPUB
DOI:
https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.23.2020.16385.209209230208.0904
Práxis freireana: diálogo, pesquisa-ação e escola democrática
Maria Audenôra das Neves Silva Martins, Tereza Cristina Diniz Abreu, Luciene Nascimento Silva de Moura
1-15
PDF
XML
EPUB
DOI:
https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.23.2020.16401.209209227954.0715
Investigação temática freireana e o enfoque CTS no ensino de ciências: currículos e práticas no Ensino Fundamental
Guilherme Schwan, Rosemar Ayres dos Santos
1-17
PDF
XML
EPUB
DOI:
https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.23.2020.16585.209209228702.0807
50 anos da Pedagogia do Oprimido: quem são os oprimidos hoje?
Ana Maria Morais Costa, Simone Cabral Marinho dos Santos, Elizabete Carlos do Vale
1-15
PDF
XML
XML
DOI:
https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.23.2020.16699.209209229146.0820
Pensamento educacional freireano: perspectivas humanistas e libertadoras
Rosária Helena Ruiz Nakashima, Rejane Cleide Medeiros de Almeida, Bruna da Silva Cardoso
1-12
PDF
XML
EPUB
DOI:
https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.23.2020.16764.209209229432.0828
Paulo Freire e a educação-mundo: formação para a liberdade e a vivência na cidade
Vivian Martins, Gabriela Sousa Ribeiro
1-18
PDF
XML
EPUB
DOI:
https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.23.2020.16784.209209229472.0829
O amor x o ódio: a atualidade do pensamento de Paulo Freire e o desassossego dos neofascistas no Brasil
Maria Eloá Gehlen
1-14
PDF
XML
EPUB
DOI:
https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.23.2020.16671.209209229053.0817
A atualidade do pensamento de Paulo Freire sobre as tecnologias: letramentos digitais e críticos
Alan Ricardo Costa, André Firpo Beviláqua, Vanessa Ribas Fialho
1-16
PDF
XML
EPUB
DOI:
https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.23.2020.16603.209209228763.0810
Resenhas
“Paulo Freire mais do que nunca”: para resistir e sonhar com a educação e a filosofia
Priscila Liz Belmont
1-7
PDF
XML
EPUB
DOI:
https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.23.2020.16767.209209229435.0828
Entrevistas
Entrevista com Ramón Flecha: a educação dialógica de Paulo Freire como caminho igualitário de transformação social e educativa
Olhar de Professor, Lucimara Cristina de Paula; Marina Xavier Ferreira
1-5
PDF Español
PDF Português
XML
EPUB
DOI:
https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.23.2020.17194.209209231699.1208