Publicado: 17-06-2020

APRESENTAÇÃO

Clícia Buhrer Martins, Elismara Zaias Kailer

1-4

DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.23.2020.15576.209209225810.0527
DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.23.2020.15537.209209225813.0525
DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.23.2020.15193.209209226782.0525

Infraestrutura e desempenho escolar na Prova Brasil: aspectos e conexões

Denilson Junio Marques Soares, Talita Emidio Andrade Soares, Wagner dos Santos

1-18

DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.23.2020.15023.209209227242.0626
DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.23.2020.15946.209209226789.0613
DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.23.2020.16273.209209227423.0630
DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.23.2020.15616.209209225971.0530
DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.23.2020.14869.209209227143.0623
DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.23.2020.15636.209209229631.0720
DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.23.2020.15326.209209229633.0721
DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.23.2020.15211.209209224521.0424
DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.23.2020.16918.209209230240.0924

Avaliações em larga escala e a intrínseca relação com o currículo

Sonia Maria de Sousa Fabrício Neiva, Eliana Gonçalves da Silva Fonseca

1-17

DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.23.2020.16811.209209229650.0903
DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.23.2020.15593.209209229632.0720

A prescrição do trabalho docente na matriz de referência para a redação do ENEM

Bruna Costa Silva, Gabriela Belo da Silva, Regina Celi Mendes Pereira

1-14

DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.23.2020.15825.209209230239.0924
DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.23.2020.14944.209209223336.0226
DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.23.2020.15599.209209225654.0529

Políticas da Educação Infantil e o ensino da matemática

Simone de Oliveira Andrade Silva, Clarilza Prado de Souza

1-18

DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.23.2020.17086.209209231159.1105
DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.23.2020.15197.209209224492.0423

Diversidade e deficiência: discursos da comunidade escolar sobre o processo de inclusão em escolas de ensino comum

Érica Fernanda Moreira Dias, Josiane Peres Gonçalves, Mirella Villa de Araujo Tucunduva da Fonseca

1-13

DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.23.2020.14763.209209226279.0611
DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.23.2020.14899.209209225408.0427
DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.23.2020.15176.209209224411.0419
DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.23.2020.15041.209209223758.0326
DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.23.2020.15159.209209224172.0415

Prática docente e literatura infantil no ensino fundamental I

Fernanda Santana Rocha, Gleisa Alcantara, Ana Erica Reis da Silva Kühn

1-16

DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.23.2020.15601.209209229827.0822
DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.23.2020.15840.209209228098.0717
DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.23.2020.15813.209209225983.0604

Escola da pequena infância e alguns paradoxos no contexto da pandemia da Covid-19

Nayara Alves Macedo, Fabiana Nery de Lima Pessanha, Carolina Silva de Alencar

1-6

DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.23.2020.16035.209209226804.0615

Reflexões pedagógicas em tempos de pandemia: análise do parecer 05/2020

Aline Daiane Nunes Mascarenhas, Amelia do Rosário Santoro Franco

1-6

DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.23.2020.16011.209209226562.0614

Ensino de História: estudos domiciliares em tempos de Covid-19

Mônica Paula de Sousa Martins, Rosana Paulo de Sousa

1-5

DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.23.2020.15974.209209226464.0614
DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.23.2020.15880.209209226254.0610
DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.23.2020.15649.209209225856.0601
DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.23.2020.15592.209209226414.0605
DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.23.2020.15577.209209225596.0528
DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.23.2020.15510.209209225352.0521
DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.23.2020.15441.209209225184.0518
DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.23.2020.16146.209209226780.0616
DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.23.2020.16175.209209226867.0616
DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.23.2020.15406.209209225047.0514

IX DIMA on-line: uma experiência exitosa em período de pandemia

Eliziete Nascimento de Menezes, Francisco Arnaldo Lopes Bezerra, Maria José Costa dos Santos

1-6

DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.23.2020.16139.209209228231.0715
DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.23.2020.15843.209209226104.0607

Ações educacionais em tempos de pandemia: reflexões sobre a Biologia no ensino médio

Walkíria dos Reis Lima, Joana Peixoto, Adda Daniela Lima Figueiredo Echalar

1-6

DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.23.2020.15906.209209226309.0611
DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.23.2020.15938.209209229540.0807
DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.23.2020.15985.209209226496.0614
DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.23.2020.15922.209209226351.0612
DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.23.2020.16025.209209226587.0615
DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.23.2020.15118.209209225339.0513
DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.23.2020.15595.209209225864.0602

APRESENTAÇÃO

Olhar de Professor, Lucimara Cristina de Paula, Juliano Peroza

1-4

A ação pedagógica crítica e formação do pensamento reflexivo

Claudio Almir Dalbosco, Cláudio Bertotto, Ivan Luís Schwengber

1-14

DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.23.2020.16857.209209230243.0912
DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.23.2020.16919.209209230242.0924

Educação e transformação da realidade planetária: esperança e utopia

Izabel Cristina Petraglia, Elaine T. Dal Mas Dias, Cleide Rita Silvério de Almeida

1-14

DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.23.2020.16831.209209229775.0907
DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.23.2020.15472.209209225265.0520
DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.23.2020.16225.209209229410.0828

Pensar, agir e se libertar: concepções da pedagogia freiriana para a educação

Valdirene Eliane Bailon de Souza, Rita Márcia Andrade Vaz de Mello

1-13

DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.23.2020.15423.209209225117.0515
DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.23.2020.16385.209209230208.0904

Práxis freireana: diálogo, pesquisa-ação e escola democrática

Maria Audenôra das Neves Silva Martins, Tereza Cristina Diniz Abreu, Luciene Nascimento Silva de Moura

1-15

DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.23.2020.16401.209209227954.0715
DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.23.2020.16585.209209228702.0807

50 anos da Pedagogia do Oprimido: quem são os oprimidos hoje?

Ana Maria Morais Costa, Simone Cabral Marinho dos Santos, Elizabete Carlos do Vale

1-15

DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.23.2020.16699.209209229146.0820

Pensamento educacional freireano: perspectivas humanistas e libertadoras

Rosária Helena Ruiz Nakashima, Rejane Cleide Medeiros de Almeida, Bruna da Silva Cardoso

1-12

DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.23.2020.16764.209209229432.0828
DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.23.2020.16784.209209229472.0829
DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.23.2020.16671.209209229053.0817
DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.23.2020.16603.209209228763.0810
DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.23.2020.16767.209209229435.0828
DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.23.2020.17194.209209231699.1208