Políticas públicas educacionais implicadas no bom desempenho em ciências no PISA: um estudo comparativo Brasil, Singapura e Finlândia
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Os resultados do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA) vêm sendo utilizados para promover investigações e debates sobre as práticas e políticas públicas desenvolvidas em países com desempenhos exitosos. Na esteira destas investigações, o objetivo do estudo foi pesquisar as Políticas Públicas Educacionais envolvidas no Ensino de Ciências implementadas em Singapura, na Finlândia e no Brasil. Sob o prisma da educação comparada, tomou como corpus de análise: artigos, teses e dissertações; documentos legais dos países em estudo; e relatórios da OCDE. Os achados da pesquisa mostram que, Singapura e Finlândia: a) possuem sistemas educacionais descentralizados e currículos flexíveis; b) investem mais de 9.000 USD por estudante; c) fortalecem a interação escola e universidade; d) priorizam à formação docente; e) apresentam uma atraente carreira docente.
Métricas
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
______________
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.