Avaliação
SOBRE A AVALIAÇÃO
a) Durante o processo de revisão, o artigo submetido é entendido como um documento confidencial (Manual da APA). Os editores e avaliadores não podem citar ou circular cópias dos artigos para nenhum propósito (Manual da APA).
b) Só serão avaliados artigos devidamente inseridos no sistema Open Journal Systems – OJS. Do mesmo modo, todos os processos de avaliação só serão considerados válidos se forem realizados via esse sistema.
c) Todos os artigos serão avaliados por dois pareceristas. No caso de pareceres contraditórios, serão solicitados outros pareceres.
d) Os consultores (coordenadores de Dossiês, pareceristas ad hoc e equipe editorial) dispõem de plena autoridade para decidir sobre a conveniência ou não da publicação. Em alguns casos, quando julgarem pertinente, poderão reapresentá-la com sugestões aos autores, para que sejam feitas alterações necessárias ao trabalho enviado e/ou para que os adaptem às normas editoriais da revista. Nesse caso, o artigo será encaminhado para segunda rodada de avaliação. Caso o consultor responsável pela avaliação entenda que as sugestões não foram atendidas e considere que o artigo não está apto para publicação, a submissão é rejeitada e arquivada.
e) A quantidade de textos publicados em cadernos temáticos e dossiês será definida pelos editores convidados (e se necessário com apoio da equipe editorial e/ou do Conselho Editorial) considerando a quantidade de textos em condição de aprovação e a relevância destes para a área.
f) Quanto a seção “Experiências Pedagógicas” serão publicados até 4 (quatro) textos por volume (ano) de autoria de professores da Educação Básica e/ou graduandos com seus professores orientadores.
g) As datas de submissão de artigos, data de recebimento da versão final e data de aceite serão extraídas do sistema, sendo vedada qualquer alteração.
h) No caso das chamadas de artigos para cadernos temáticos e dossiês, a revista obedecerá a todos os itens citados na chamada.
i) Devido a questões orçamentárias, a revista solicitará, após aprovação para publicação, que os autores se responsabilizem por eventuais pagamentos da revisão do texto. As orientações serão feitas por e-mail.
PROCESSO DE AVALIAÇÃO PELOS PARES
Os artigos submetidos são avaliados por pares acadêmicos, aos quais se garante o anonimato (blind peer review).
A Revista Olhar de Professor possui a seguinte política de avaliação:
1 - Recebimento do artigo ou resenha via sistema de submissão online.
2 - Avaliação, pela Equipe Editorial, quanto à pertinência do texto em relação à linha editorial e escopo da revista (desk rewiew). Neste momento são verificados os aspectos formais do manuscrito: citações, referências, formatação geral, similaridades e anexos, além da verificação quanto ao preenchimento dos dados de cadastro.
Em caso de não atendimento a qualquer uma das orientações da revista, os(as) autores(as) terão 7 dias para ajustes.
3 -Análise e confrontação dos pareceres:
a) Os artigos ou resenhas com pareceres favoráveis são encaminhados para a coordenação da Equipe Editorial que encaminhará ao(s) autor(es) os pareceres e as solicitações de correções indicadas pelos pareceristas e pela Equipe Editorial (com relação ao resumo, abstract, normalização, conteúdo, referências, etc.).
b) Os artigos ou resenhas com um parecer favorável e outro contrário são encaminhados para um terceiro parecerista.
c) Os artigos com dois pareceres contrários serão recusados.
d) O aceite final ocorrerá após o envio do texto reformulado e com a devida revisão de Língua Portuguesa, com títulos, resumos e palavras-chave nas línguas portuguesa, inglesa e espanhola.
e) Em caso de Dossiês e Cadernos Temáticos, os consultores (coordenadores de cadernos temáticos e dossiês) podem decidir sobre quais artigos serão publicados, tomando como parâmetro a quantidade de submissões e o número de artigos que os compõem.
4 - A revista utiliza o Copyspider (sistema de controle de plágio). Os artigos são submetidos ao referido software de controle de plágio durante o processo de edição do texto, após o aceite e envio da versão final.
5 - Não há cobrança de taxas para processamento ou publicação de artigos (no submission charges).
6- Os artigos serão definitivamente aceitos após terem sido encaminhados para revisão final de Língua Portuguesa e elaboração de títulos, resumos e palavras-chave nas línguas portuguesa, inglesa e espanhola sob responsabilidade do autor que, mediante assinatura do termo de compromisso ético, atesta que as revisões foram realizadas.
PRAZO DE AVALIAÇÃO
De 6 a 8 meses
*cálculo com base no fluxo do ano de 2023 e pode sofrer alterações devido ao tempo de emissão dos pareceres.