A Revista Olhar de Professor (ISSN eletrônico 1984-0187/ ISSN 1518-5648) é um periódico acadêmico, de fluxo contínuo proposto pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG (Paraná, Brasil). Desde 1998, vem divulgando pesquisas e estudos relacionados à educação e à formação de professores. Publica artigos científicos e, conforme o fluxo existente, reflexões sobre experiências pedagógicas significativas, resenhas, entrevistas e textos de palestras proferidas que tragam a produção de pesquisadores ligados à pesquisa e a docência na grande área da educação. É dirigida a professores e pesquisadores, assim como a estudantes de graduação e pós-graduação das áreas de Educação e das Ciências Humanas.

 

Publicação em fluxo contínuo

2022-06-01

A Revista Olhar de Professor está recebendo artigos, resenhas e entrevistas para publicação em fluxo contínuo.

Estão suspensas temporariamente as submissões de relatos de experiência.

Em breve divulgaremos os detalhes da chamada para o caderno temático II,  tratando dos impactos da BNCC no Ensino Superior.

As editoras

v. 26 (2023): Publicação contínua

Publicado: 13-03-2023

DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.26.21416.030
DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.26.21101.039

Pesquisas sobre o curso de Pedagogia em produções acadêmicas de graduação e pós-graduação no CE-UFPB

Dr. José Leonardo Rolim de Lima Severo, Paloma Emanuele da Costa Nascimento Fernandes

1-20

DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.26.21252.038
DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.26.21308.040

Pedagogia jurídica: perspectivas humanizadoras e emancipatórias no trabalho com infância e juventude judicializadas

Doutoranda Ana Paula Villar Galo, Doutoranda Simony Freitas de Melo, Dr. José Leonardo Rolim de Lima Severo

1-21

DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.26.21249.026

Pedagogia e pedagogos no contexto brasileiro: inflexões sobre dilemas persistentes

Doutorando Jefferson da Silva Moreira, Dr. Umberto de Andrade Pinto, Doutoranda Rebecca Machado Oliveira da Silva

1-22

DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.26.21392.020

Pedagogia, Ciência e Ciências da Educação – uma conversa com o Professor Philippe Meirieu

Philippe Meirieu, Dr. Osmar Hélio Alves Araújo, Dr. Emerson Augusto de Medeiros

1-10

DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.26.21375.026

Possibilidades emancipatórias e insurgentes da Pedagogia Crítica: dialogando com Maria Amélia Santoro Franco

Dr.ª Maria Amélia do Rosário Santoro Franco, Jefferson da Silva Moreira

1-23

DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.26.21121.012
DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.26.20315.031

Projeto “conhecer e preservar”: as contribuições socioambientais aos participantes egressos do grupo ecológico Ecojovem, município de João Câmara/RN

Doutorando Aleson da Silva Fonseca, Doutorando Hemeson Lira de Moura, Dr.ª Ivaneide Alves Soares da Costa

1-21

DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.26.21318.033

BNCC e currículo: estado do conhecimento Sobre a literatura (2015-2020)

Ma. Andressa da Silva Gonçalves, Dr.ª Wilma de Nazaré Baía Coelho

1-26

DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.26.20806.021

Inclusão de estudante com TEA no ensino regular e contribuições do Plano Educacional Individualizado: uma revisão sistemática da literatura

Prof.ª Roseli Wolschick Rambo, Prof. Dr. Leonardo Rocha de Almeida, Prof.ª Dr.ª Rosemari Lorenz Martins

1-17

DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.26.20342.041

Análise dos fatores condicionantes ao desinvestimento Pedagógico na Educação Física escolar

Igor Vargas Ferreira Teixeira, Dr.ª Soraya Dayanna Guimarães Santos

1-21

DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.26.20453.042

Metodologias ativas no ensino de ciências e biologia na educação de jovens e adultos: uma revisão sistemática

Ana Flávia Rodrigues de Sousa Ledoux , Dr.ª Mayara Lustosa de Oliveira Barbosa, Dr.ª Juliana Rocha de Faria Silva

1-25

DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.26.20644.043
DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.26.21240.028
DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.26.21325.036

A Base Nacional Comum Curricular e as canções dos Festivais de Música de Roraima: atividades para o ensino de música

Dr. Jefferson Tiago de Souza Mendes da Silva, Mestranda Andressa Sousa do Nascimento

1-28

DOI: https://doi.org/10.5212/OlhaProfr.v.26.20359.025

Formação em Saúde Mental Infantojuvenil: construindo saberes com professores de Sala de Recursos Multifuncionais

Dr.ª Sarah Raquel Almeida Lins, Dr.ª Carolina Elisabeth Squassoni, Dr.ª Thelma Simões Matsukura
DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.26.21440.023

A qualidade na formação universitária em uma instituição federal: gestão, identidade e cenários

Dr.ª Rita Eliana Masaro, Dr. Alessandro Vinicius de Paula, Me. Emerson José da Silva

1-18

DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.26.20830.027

A Base Nacional Comum Curricular: o que dizem os autores de Educação em Ciências após a homologação do documento?

Doutoranda Manoela Atalah Pinto dos Santos Hacar, Dr.ª Maria de Fátima Alves de Oliveira

1-21

DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.26.20343.024

Percepções de professores bacharéis sobre a construção de sua identidade profissional docente

Me. Maria Isabel Alencar Dias, Prof. Dra. Adriana Assis Ferreira, Prof. Dra. Luciana Resende Allain

1-24

DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.26.20335.035
DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.26.20640.022
DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.26.20111.034

Estado de exceção, neoliberalismo e educação: a questão da dignidade humana

Mestre Túlio Almeida Rocha Pires, Prof. Dr. Carlos Betlinski

1-21

DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.26.21173.046
DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.26.20351.013

Neoliberalismo e as reformas curriculares no Brasil: implicações para a construção da BNCC do Ensino Médio

Mestranda Odéssa Sousa Barbosa, Prof.ª Dr.ª Arthane Menezes Figueirêdo

1-20

DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.26.20434.011
DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.26.20535.019

BNCC, educação e formação humana

Dr.ª Lucimara Del Pozzo Basso

1-22

DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.26.20383.010
DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.26.20446.014
DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.26.20321.009
DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.26.20417.017

A BNCC da educação infantil: implicações na formação continuada de professores

Prof.ª Dr.ª Adrinelly Lemes Nogueira, Prof.ª Dr.ª Maria Célia Borges
DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.26.20389.016

Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio e a (re)introdução da Pedagogia das Competências: Revisão Sistemática

Me. Ethyenne Goulart Oliveira, Dr. Cristiano Amaral Garboggini Di Giorgi, Dr.ª Elsa Midori Shimazaki
DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.26.20529.018
DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.26.20015.003

O uso de Tecnologias Assistivas para inclusão do aluno surdo na Educação Básica

Dr.ª Ana Carolina Reis Pereira, Dr.ª Mara Silvia Pasian

1-20

DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.26.18371.001

Rastreamento ocular e a educação especial inclusiva: uma revisão sistemática

Ms. Leonardo dos Santos Batista, Dr.ª Kate Mamhy Oliveira Kumada, Dr.ª Priscila Benitez

1-22

DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.26.19672.002

A BNCC e as avaliações externas e em larga escala: velhas e novas interfaces em tempos de neoliberalismo extremado

Doutoranda Welcianne Iris de Queiroz, Doutoranda Daiani Vieira Ortega, Dr. Sílvio César Nunes Militão

1-27

DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.26.20921.005
DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.26.18108.007

Pedagogia do Atletismo

Dr. Jeferson Roberto Rojo

1-4

DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.26.21010.029

A complexidade das ações das crianças: por uma ética do encontro com e para elas

Profª Doutoranda Luciane Frosi Piva, Profª Mestranda Gabriela Saueressig, Profª Drª Elí Terezinha Henn Fabris

1-6

DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.26.20936.015

Resenha do livro “A BNCC na contramão do PNE 2014-2024: avaliação e perspectivas.”

Mestranda Tácyla Agum Theotonio de Lima, Dr.ª Juliana Rezende Torres

1-7

DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.26.20394.006

Documentos normativos e a práxis inclusiva na perspectiva freireana: aproximações e distanciamentos

Doutoranda Andréa da Silva Avanze, Mestrando Bernard Martins Monteiro, Mestranda Solane Cristina Felicetti Santin

1-10

DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.26.20623.035
DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.26.20650.044

Reflexões sobre a BNCC na formação inicial de professores de matemática: relato de uma experiência

Dr.ª Luana Ferrarotto, Dr.ª Iracema Hiroko Iramina Arashiro, Dr.ª Fernanda Cristina Gaspar Lemes

1-19

DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.26.21336.037
DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.26.20924.045

Ler e escrever na academia: um relato de experiência com o gênero podcast

Me. Roberto Barbosa Costa Filho, Dr.ª Elizabeth Maria da Silva

1-17

DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.26.20184.008

Estágio Supervisionado e Residência Pedagógica na Modalidade de Ensino Remoto: que lugar é esse?

Doutoranda Soraya de Araújo Feitosa, Doutoranda Jamile Rossetti de Souza, Mestranda Eugênia Karla Ferreira de Sousa Villória
DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.26.20131.004

O ensino remoto sob o olhar do Programa Residência Pedagógica: um relato de experiência

Prof.ª Tainah Yasmin de Paula Bequer, Dr.ª Lia Maris Orth Ritter Antiqueira , Dr.ª Elizabete Satsuki Sekine

1-18

DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.26.20179.005
Ver Todas as Edições