Com satisfação, comunicamos ao autores e leitores a publicação de todos os textos do dossiê "O campo teórico da Pedagogia e seus desdobramentos na formação de pedagogos/as".
Com satisfação, comunicamos ao autores e leitores a publicação de todos os textos do dossiê "O campo teórico da Pedagogia e seus desdobramentos na formação de pedagogos/as".
O objetivo do caderno temático é fomentar o debate em torno da formação de professores nos cursos de licenciaturas no que diz respeito aos saberes da prática docente, ao currículo, a didática, aos dispositivos de ordem legal e a orientação da reformulação dos projetos pedagógicos dos cursos de licenciaturas.
Visando a ampliação da qualidade deste periódico bem como para facilitar o acesso de leitores e colaboradores às informações e ao conteúdo publicado, comunicamos que as Diretrizes para Autores da Revista Olhar de Professor foram atualizadas e passam a vigorar para textos submetidos e/ou aceitos para publicação a partir do dia 15/01/2021.
Os templates para a formatação dos textos podem ser acessados na barra lateral direita do site e as demais informações estão disponíveis na parte superior do site, aba Sobre (submissões).
Comunicamos que novos artigos foram publicados no Volume 22-2019 da Revista Olhar de Professor. Contamos também com a chamada especial “Covid 19: Educação em tempo de Pandemia” e atualizações nas Diretrizes para Autores.
A Revista Olhar de Professor abre uma chamada especial: “Covid 19: Educação em tempo de Pandemia”. Esperamos abrir um canal de comunicação e de divulgação de produções que abordem os diferentes aspectos e impactos deste cenário para as relações e processos educativos, bem como de estratégias de superação destes desafios nas diferentes etapas da educação e em diferentes instituições educativas, escolares e não escolares.
Informamos que a Revista Olhar de Professor reformulou suas normas para submissão de textos. As novas normas podem ser acessadas nas abas SOBRE > SUBMISSÕES > DIRETRIZES PARA AUTORES.
A Revista Olhar de Professor está com duas chamadas em aberto para os cadernos temáticos do ano de 2020, além de prosseguirmos com recebimento de artigos, relatos de experiência, entrevistas e resenhas em fluxo contínuo.
Convidamos pesquisadores e pesquisadoras, educadores e educadoras, a contribuírem com seus trabalhos científicos e suas ações emancipadoras, pautadas na produção freiriana, para a construção desse dossiê que reunirá artigos, resenhas, relatos de experiências e entrevistas inéditas inspiradas na obra de Paulo Freire que discutam a importância da produção do pensamento político-pedagógico freiriano para os processos educativos emancipatórios na atualidade; as contribuições de Paulo Freire para as pesquisas atuais; o legado de Paulo Freire na educação midiática; a expressividade do pensamento e do trabalho de Paulo Freire no contexto internacional; e o pensamento freiriano no debate com o neoconservadorismo.
A avaliação tem adquirido centralidade no quadro das políticas educacionais no Brasil, configurando-se como um dos aspectos fundamentais para tomadas de decisão, que vão desde a formulação de políticas até o contexto da prática. Neste cenário, a avaliação em larga escala ganha destaque no debate educacional, tanto na gestão em seu sentido macro, como nas práticas pedagógicas desenvolvidas nas escolas.
A Revista Olhar de Professor convida pesquisadores do Brasil e do exterior que tenham interesse e disponibilidade para colaborar com o processo de avaliação de artigos encaminhados para a publicação, a integrarem o corpo de pareceristas ad hoc do periódico.
La Revista Olhar de Professor recibirá hasta el día 12 de junio artículos para el Cuaderno Temático "Las Prácticas de la Enseñanza en la Educación Inicial: Perspectivas y experiencias" que se publicarán en el número 22 (1). El Cuaderno será organizado por las profesoras Daiana Camargo y Marilucia A.Resende Peroza