Dossiê temático discute ‘Jornalismo e disputas políticas em tempos de desinformação’

2025-04-17

Edição da revista Pauta Geral recebe textos (ensaios e artigos) até 23/05/2025

 

A revista Pauta Geral - Estudos em Jornalismo recebe textos para uma edição temática que vai discutir ‘jornalismo e disputas políticas em tempos de desinformação’. As propostas de textos podem ser enviadas pelo sistema da publicação até o próximo dia 23/05/2025. Os artigos devem seguir todas as regras de submissão do periódico, assim como devem estar no template utilizado na publicação. Além do dossiê, a revista Pauta Geral recebe artigos em fluxo contínuo. A edição temática é organizada pelos professores Marcelo Bronosky (UEPG), Sérgio Gadini (UEPG), Manoel Moabis Pereira dos Anjos (UEPG) e Juliano Carvalho (UNESP). A previsão é que o dossiê seja publicado em julho de 2025.

Dossiê (edição temática): Jornalismo e disputas políticas em tempos de desinformação

A crescente onda de desinformação, acentuada pela celeridade da circulação informativa associada à ausência de políticas públicas capazes de conter o uso indevido das plataformas digitais (big techs, controladoras das tecnologias de informação) que operam de forma impositiva em países onde não há quaisquer mecanismos legais de controle social, deixa as pessoas cada vez mais vulneráveis e expostas ao uso e abuso de estratégias que afrontam os direitos humanos, reproduzem práticas de desrespeito e se impõem ao custo de pagamentos que operam pela lógica da frequência algorítmica.

É nesse contexto que o presente dossiê busca reunir reflexões, críticas ou proposições no entorno de produções que marcam o jornalismo e as disputas políticas em tempos de desinformação, considerando três eixos temáticos: 1) o que as disputas eleitorais municipais de 2024 revelam a respeito do uso e impacto das desinformação na democracia? O eixo contempla estudos, análises e experiências que marcaram as recentes disputas locais no País, seja a partir de práticas jornalísticas (notícia, cobertura ou debates eleitorais), o foco em estratégias de campanha eleitoral sob a legislação de 2024 que buscou limitar o abuso desinformacional na disputa, e, também, o registro de situações não previstas na legislação vigente que impactam no exercício do jornalismo e produção política no País. 2) Qual o impacto do oligopólio das big techs nas disputas das eleições municipais de 2024, considerando uso, acesso e pagamento de redes sociais por candidaturas locais? Como a produção jornalística ainda impacta – pela cobertura, agendamento ou criaçao de espaços de debates públicos – em eleições, considerando as recentes disputas políticas (2016, 2020 e 2024)? E, por fim, o eixo três pode agregar estudos, reflexões, avaliações ou propostas que caracterizam o fenômeno da desinformação (e não apenas as fake news) nos processos eleitorais que marcam a democracia no Brasil.

A partir da proposta, está aberto o convite a pesquisadores e pesquisadoras para submeter propostas ao presente dossiê. Sinta-se convidado/a!



Organização editorial:

Marcelo Engel Bronosky (PPGJor UEPG). E-mail: mebrono@uepg.br

Sérgio Luiz Gadini (PPGJor UEPG). E-mail: slgadini@uepg.br

Juliano Maurício Carvalho (UNESP). E-mail: juliano.mauricio@unesp.br

Manoel Moabis Pereira dos Anjos (UEPG). E-mail: manoelmoabis@uepg.br

 

 

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