Jornalismo de Dados como diferencial: o caso do Nexo

Autores

  • Mariane Pires Ventura Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Jornalismo de dados, base de dados, jornalismo, nexo

Resumo

O Jornalismo de Dados tem sido cada vez mais utilizado como forma de qualificar as publicações bem como dar mais credibilidade aos veículos. Neste artigo, procura-se fazer um breve levantamento do histórico do Jornalismo de Dados bem com as suas possíveis classificações. Utilizando a matriz desenvolvida por Vasconcellos; Mancini e Bittencourt (2015), buscou-se avaliar publicações feitas pelo site de notícias Nexo com o objetivo de verificar em quais dos níveis do Jornalismo de Dados as mesmas poderiam ser enquadradas. A escolha do veículo em questão levou em consideração o fato de ele ser o primeiro veículo brasileiro a ganhar o maior premiação do Online Journalism Awards e a hipótese de que a utilização do JD pode ter contribuído para isso.


Biografia do Autor

Mariane Pires Ventura, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda em Jornalismo pelo Programa de Pós-graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre e graduada em Jornalismo pela mesma instituição.

Downloads

Publicado

2018-12-21

Como Citar

Ventura, M. P. (2018). Jornalismo de Dados como diferencial: o caso do Nexo. Pauta Geral - Estudos Em Jornalismo, 5(2), 240–254. Recuperado de https://revistas.uepg.br/index.php/pauta/article/view/12290