Francisco Karam e suas contribuições para o campo jornalístico

Autores

  • Guilherme Gonçales Longo Universidade Federal de Santa Catarina
  • Valci Regina Mousquer Zuculoto Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Jornalismo, Teoria do Jornalismo, Francisco Karam

Resumo

Os estudos sobre a Teoria do Jornalismo na academia brasileira evidenciam diversos autores já consolidados como referências fundamentais do e para o campo jornalístico. Entre eles, está o jornalista, pesquisador e professor aposentado da Universidade Federal de Santa Catarina, Francisco José Castilhos Karam. Este artigo tem como objetivo apresentar e refletir as principais questões teóricas e profissionais debatidas por Karam em sua produção bibliográfica de quase 30 anos, entre livros e artigos que abordam temáticas como a constituição do campo jornalístico, ética, moral e deontologia e o ensino de jornalismo, entre outros.

Biografia do Autor

Guilherme Gonçales Longo, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina, onde pesquisa a cobertura das Paralimpíadas Rio-2016 pela imprensa brasileira. Formado em Jornalismo pela UFSC. Bolsista CAPES. Membro do GIRAFA (Grupo de Investigação em Rádio, Fonografia e Áudio) e do GIPTele (Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Telejornalismo).

Valci Regina Mousquer Zuculoto, Universidade Federal de Santa Catarina

Profa. Dra. do Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (Curso de Graduação e Programa de Pós-Graduação em Jornalismo). Florianópolis/SC, Brasil. Pós-Doutora pela Eco/Pós UFRJ; Doutora em Comunicação pela PUCRS. Conselheira da ABEJ. Diretora da FENAJ e do SJSC. Coordenadora da Rádio Ponto UFSC e do GP Rádio e Mídia Sonora da Intercom. Líder do Grupo de Investigação em Rádio, Fonografia e Áudio (GIRAFA) e integrante do Grupo de Pesquisa Jornalismo e Conhecimento (ambos registrados no CNPq).

Downloads

Publicado

2018-12-21

Como Citar

Longo, G. G., & Zuculoto, V. R. M. (2018). Francisco Karam e suas contribuições para o campo jornalístico. Pauta Geral - Estudos Em Jornalismo, 5(2), 147–163. Recuperado de https://revistas.uepg.br/index.php/pauta/article/view/12303

Edição

Seção

Dossiê (v. 10, n. 1) | Jornalismo e Decolonialidade