O retrato da cultura nas páginas do Jornal do Tocantins: análise da editoria Magazine

Autores

  • William Castro Morais Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Edna de Mello Silva Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Palavras-chave:

Cultura, Jornalismo Cutural, Tocantins

Resumo

Este artigo analisa a editoria Magazine, do Jornal do Tocantins, como espaço para divulgação do jornalismo cultural e das manifestações artísticas da capital Palmas. Para desenvolvê-lo, foram investigados os temas e a abrangência territorial, por meio de categorias para análise de conteúdo proposta por Laurence Bardin (2011), como caminho metodológico. O corpus compreende as publicações nos meses de março, abril e maio de 2017, que reuniu o total de 78 edições. Os resultados apontaram maior número de notícias de caráter local, com informações ligadas à agenda cultural, notas de eventos, exposições, colunismo social, além de seções de cinema, novelas, horóscopo e shows. Os conteúdos são compostos por entretenimento e sem nenhuma reflexão artística.

Biografia do Autor

William Castro Morais, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Mestre em Comunicação e Sociedade, pela Universidade Federal do Tocantins. Possui MBA em Marketing e Recursos Humanos e Especialização em Assessoria de Comunicação Empresarial e Institucional. Graduado em Comunicação Social - Jornalismo. Membro do Grupo de Pesquisa Jornalismo, Mídia e Memória (JOIMP-UFMA)

Edna de Mello Silva, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Mestra e doutora em Ciências da Comunicação pela ECA-USP. Pós-doutorado com pesquisa sobre história do telejornalismo pela UFRJ (2015). Atualmente é vice-coordenadora do Curso Superior de Tecnologia em Design Educacional da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). É docente colaboradora do PPGCOM/UFT. É coordenadora do GP de Telejornalismo da Intercom. É vice-líder do Grupo de Pesquisa Jornalismo e Multimídia (CNPq/UFT).

Downloads

Publicado

2018-12-21

Como Citar

Morais, W. C., & Silva, E. de M. (2018). O retrato da cultura nas páginas do Jornal do Tocantins: análise da editoria Magazine. Pauta Geral - Estudos Em Jornalismo, 5(2), 181–198. Recuperado de https://revistas.uepg.br/index.php/pauta/article/view/12402