Diferenciação, visibilidade social e singularização: estratégias adotadas pelos correspondentes internacionais brasileiros em busca de uma vitória identitária

Autores

  • Luciane Fassarella Agnez Centro Universitário Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB)
  • Dione Oliveira Moura Universidade de Brasília (UNB)

Palavras-chave:

Correspondente Internacional, Identidade Profissional, Estratégia identitária

Resumo

Buscamos, neste trabalho, analisar as estratégias para uma vitória identitária dos jornalistas correspondentes internacionais brasileiros, observando a correspondência internacional enquanto um posto de trabalho na carreira jornalística que vive um cenário de tensões que desencadeiam uma crise de identidade profissional. No cenário, destaca-se um novo contexto tecnológico e empresarial, além de transformações no papel e lugar do jornalismo e de novas demandas das relações internacionais. Assim, fases de ruptura podem desencadear mudanças identitárias e processos estratégicos de defesa de uma identidade profissional. A pesquisa se desenvolve com o propósito de compreender a prática e as percepções sobre o posto de correspondente internacional a partir de pontos de vista dos próprios sujeitos, por meio de entrevistas com 15 profissionais brasileiros que atuam ou atuaram como correspondentes em algum momento da carreira. Percebemos como os correspondentes caminham em busca dessa vitória identitária e da manutenção do seu posto de trabalho, a partir de três estratégias: diferenciação, visibilidade social e singularização.

Biografia do Autor

Luciane Fassarella Agnez, Centro Universitário Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB)

Doutora em Comunicação pela Universidade de Brasília (UNB) e professora de jornalismo do Centro Universitário Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB)

Dione Oliveira Moura, Universidade de Brasília (UNB)

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UNB) e professora do programa de pós-graduação em Comunicação da Universidade de Brasília (UNB)

Downloads

Publicado

2019-07-24

Como Citar

Agnez, L. F., & Moura, D. O. (2019). Diferenciação, visibilidade social e singularização: estratégias adotadas pelos correspondentes internacionais brasileiros em busca de uma vitória identitária. Pauta Geral - Estudos Em Jornalismo, 6(1), 5–21. Recuperado de https://revistas.uepg.br/index.php/pauta/article/view/13196

Edição

Seção

Dossiê (v. 10, n. 1) | Jornalismo e Decolonialidade