O caso da Jorgraf:

cooperativismo como modelo de negócio em jornalismo

Autores

Resumo

Este artigo investiga a reconfiguração do mercado jornalístico e do perfil do profissional, ambos afetados pelas mudanças da era digital que provocaram reorganizações estruturais, financeiras e produtivas, como também possibilitaram novas perspectivas no campo jornalístico. Para tanto, analisa-se o caso da Cooperativa de Jornalistas e Gráficos do Estado de Alagoas (Jorgraf), única iniciativa na área existente no Brasil, com objetivo de entender a relação entre cooperativismo e jornalismo. Como resultado, aponta-se que o cooperativismo é um modelo de negócio possível na área do jornalismo que permite manter os postos de trabalho da categoria; possibilita participação democrática dos membros; e proporciona sustentabilidade financeira.

Downloads

Publicado

2021-09-03

Como Citar

Nóbrega, Z., & Kelly Sá de Oliveira Figueirêdo, I. (2021). O caso da Jorgraf: : cooperativismo como modelo de negócio em jornalismo. Pauta Geral - Estudos Em Jornalismo, 8(1), 1–16. Recuperado de https://revistas.uepg.br/index.php/pauta/article/view/17010