Práticas docentes, tecnologias digitais e Covid-19

o uso das TDICs por professores das Universidades Federais do Maranhão e Tocantins

Autores

  • Gessiela Nascimento Universidade Federal do Maranhão
  • William Castro Universidade Federal do Tocantins

Resumo

Esta pesquisa busca verificar como os professores do curso de Jornalismo, das Universidades Federais do Maranhão e Tocantins, estão utilizando as Tecnologias Digitais, após a suspensão das aulas presenciais, por conta do coronavírus. Para coleta de dados, o público respondeu um questionário semiestruturado enviado por e-mail ou aplicativo de mensagens, na qual os resultados mostraram que antes da pandemia, o AVA/Moodle e mídias/redes sociais eram recursos utilizados, porém, durante esse isolamento social, a combinação de vídeoaulas/videoconferência e mídias/redes sociais foram essenciais para continuidade das atividades acadêmicas e pedagógicas em ambos os campus.

Biografia do Autor

Gessiela Nascimento, Universidade Federal do Maranhão

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM), da Universidade Federal do Maranhão - Imperatriz. Bolsista na Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), na modalidade BM QUOTA UFMA 2020. Possui MBA Executivo em Marketing Digital e Redes Sociais pelo Instituto Brasileiro de Formação (UniBF). Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela UFMA. É membro do grupo de pesquisa Jornalismo, Mídia e Memória (Joimp/UFMA), com participações nos grupos de pesquisa Dinâmicas do Jornalismo (UFMA/UFPE) e Comunicação, Política e Sociedade (COPS/UFMA). Realiza pesquisa sobre jornalismo e convergência, jornalismo transmídia, podcast, história do jornalismo, rotinas produtivas, jornalismo e poder. Atuou em Assessorias de Comunicação, Social Media e Marketing. Email: gessielansilva@outlook.com 

William Castro, Universidade Federal do Tocantins

Professor substituto do curso de Jornalismo, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Mestre em
Comunicação e Sociedade (UFT) e integrante do Núcleo de Pesquisa em Jornalismo e Multimídia
(NepJor/UFT) e do Grupo de Pesquisa Jornalismo, Mídia e Memória (Joimp/UFMA). E-mail:
jorwilliamcastro@gmail.com

Downloads

Publicado

2021-01-06

Como Citar

Nascimento da Silva, G. ., & Castro Morais, W. (2021). Práticas docentes, tecnologias digitais e Covid-19: o uso das TDICs por professores das Universidades Federais do Maranhão e Tocantins. Pauta Geral - Estudos Em Jornalismo, 7(1), 1–19. Recuperado de https://revistas.uepg.br/index.php/pauta/article/view/17059