Entre o interesse público e o interesse da audiência:

um estudo do portal aRede

Autores

  • Afonso Ferreira Verner UEPG
  • Cintia Xavier UEPG

DOI:

https://doi.org/10.5212/19573

Resumo

O interesse público sempre foi um norte para o modelo de jornalismo moderno, especialmente o modelo de jornalismo importado dos Estados Unidos (EUA) e implementado no Brasil a partir da década de 1950. No entanto, com a mudança no modelo de negócios das empresas jornalísticas e o crescimento do consumo on-line de notícias, também houve alterações no papel do interesse público, especialmente a partir do ingresso do interesse da audiência neste contexto. Com base neste cenário, o presente artigo analisa as 10 notícias mais lidas (mais acessadas) do portal aRede durante o ano de 2019 e também durante um mês aleatório do mesmo ano. A proposta busca entender como se configura a conciliação entre o interesse público e o interesse da audiência em um veículo da web a partir de dados do Google Analitycs. Em um primeiro momento, são apresentadas reflexões sobre valores-notícia e noticiabilidade. Em seguida, debate-se a forma como as métricas de audiência podem interferir na produção jornalística e o novo modelo de jornalismo on-line. Por fim, são analisados os dados empíricos sobre o objeto estudado a partir da tabela de valores-notícia de Gislene Silva (2005).

Biografia do Autor

Afonso Ferreira Verner, UEPG

Graduado e mestre em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Cintia Xavier, UEPG

Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Professora do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo e do Departamento de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Downloads

Publicado

2021-12-08

Como Citar

Verner, A. F., & Xavier, C. . (2021). Entre o interesse público e o interesse da audiência:: um estudo do portal aRede. Pauta Geral - Estudos Em Jornalismo, 8(2), 1–33. https://doi.org/10.5212/19573