v. 8 n. 2 (2021): Jornalismo e Comunicação Digital: plataformas, redes e atores em relação

					Visualizar v. 8 n. 2 (2021): Jornalismo e Comunicação Digital: plataformas, redes e atores em relação

Dossiê:

Jornalismo e Comunicação Digital: plataformas, redes e atores em relação (v. 8, n. 2, 2021)

Organizadores:

Prof. Dr. Anderson Lopes da Silva (Universidade de São Paulo)

Profa. Dra. Issaaf Santos Karhawi (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)

 

Pensar as conexões entre o campo do jornalismo e da comunicação digital passa invariavelmente por compreender os múltiplos papéis que as plataformas, as redes e os atores sociopolíticos engendram nessa complexa relação. Por isso, ainda mais em tempos de contínua aceleração nos modos de produção, circulação e consumo jornalístico, torna-se essencial refletir acerca dos impactos e das apropriações midiáticas, de novas práticas profissionais e de competências comunicacionais que acabam por ser atravessadas pelo digital. Mais além, também se faz necessário discutir como a digitalização ressignifica e reconstrói não somente os processos da construção jornalística, como também a compreensão da própria conformação de redes e plataformas em seus aspectos técnico-maquínicos.

Publicado: 2021-12-09

Dossiê (v. 10, n. 1) | Jornalismo e Decolonialidade

  • Mapeando celebridades da Internet no TikTok: Explorando Economias da Atenção e Trabalhos de Visibilidade

    DOI: https://doi.org/10.5212/19881
    Crystal Abidin
    1-50
  • Informação, confiança e crise há um futuro possível?

    DOI: https://doi.org/10.5212/19575
    Ramon Bezerra Costa, Larissa Leda F. Rocha
    1-18
  • Regimes de atenção no jornalismo digital e suas consequências nos processos produtivos

    DOI: https://doi.org/10.5212/19559
    Adalton dos Anjos Fonseca
    1-19
  • Da crise à mediação qualificada: apontamentos a partir da #VazaJato como ciberacontecimento jornalístico

    DOI: https://doi.org/10.5212/19665
    Felipe Moura de Oliveira
    1-19
  • Whatsapp na rotina de trabalho dos jornalistas maranhenses: um estudo nas redações de Imperatriz

    DOI: https://doi.org/10.5212/19646
    Thaisa Cristina Bueno, Thays, Lorena Lacerda
    1-21
  • As apropriações das redes sociais no processo de interação com a audiência no radiojornalismo esportivo a experiência das emissoras de Fortaleza

    DOI: https://doi.org/10.5212/19583
    Edgard Patrício, Bruno Balacó
    1-17
  • Entre o interesse público e o interesse da audiência: um estudo do portal aRede

    DOI: https://doi.org/10.5212/19573
    Afonso Ferreira Verner, Cintia Xavier
    1-33
  • Uma aula teórica online um olhar microssociológico sobre uma vivência de ensino em Jornalismo

    DOI: https://doi.org/10.5212/19657
    Luis Mauro Sá Martino
    1-17

Resenha

  • É hora de negociar, francamente, com a plataformização do Jornalismo

    DOI: https://doi.org/10.5212/19882
    Marcelo Barcelos
    1-5

Entrevista

  • Pioneirismo e inovação digital: uma entrevista com Beth Saad

    DOI: https://doi.org/10.5212/19880
    Alvaro Leme
    1-10