Vol. 8 Núm. 2 (2021): Jornalismo e Comunicação Digital: plataformas, redes e atores em relação

					Ver Vol. 8 Núm. 2 (2021): Jornalismo e Comunicação Digital: plataformas, redes e atores em relação

Dossiê:

Jornalismo e Comunicação Digital: plataformas, redes e atores em relação (v. 8, n. 2, 2021)

Organizadores:

Prof. Dr. Anderson Lopes da Silva (Universidade de São Paulo)

Profa. Dra. Issaaf Santos Karhawi (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)

 

Pensar as conexões entre o campo do jornalismo e da comunicação digital passa invariavelmente por compreender os múltiplos papéis que as plataformas, as redes e os atores sociopolíticos engendram nessa complexa relação. Por isso, ainda mais em tempos de contínua aceleração nos modos de produção, circulação e consumo jornalístico, torna-se essencial refletir acerca dos impactos e das apropriações midiáticas, de novas práticas profissionais e de competências comunicacionais que acabam por ser atravessadas pelo digital. Mais além, também se faz necessário discutir como a digitalização ressignifica e reconstrói não somente os processos da construção jornalística, como também a compreensão da própria conformação de redes e plataformas em seus aspectos técnico-maquínicos.

Publicado: 2021-12-09

Dossiê (v. 10, n. 1) | Jornalismo e Decolonialidade

  • Mapeando celebridades da Internet no TikTok: Explorando Economias da Atenção e Trabalhos de Visibilidade

    Crystal Abidin
    1-50
    DOI: https://doi.org/10.5212/19881
  • Informação, confiança e crise há um futuro possível?

    Ramon Bezerra Costa, Larissa Leda F. Rocha
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.5212/19575
  • Los regímenes de atención en el periodismo digital y sus consecuencias en los procesos productivos

    Adalton dos Anjos Fonseca
    1-19
    DOI: https://doi.org/10.5212/19559
  • Da crise à mediação qualificada: apontamentos a partir da #VazaJato como ciberacontecimento jornalístico

    Felipe Moura de Oliveira
    1-19
    DOI: https://doi.org/10.5212/19665
  • Whatsapp na rotina de trabalho dos jornalistas maranhenses: um estudo nas redações de Imperatriz

    Thaisa Cristina Bueno, Thays Assunção Assunção, Lorena Lacerda
    1-21
    DOI: https://doi.org/10.5212/19646
  • As apropriações das redes sociais no processo de interação com a audiência no radiojornalismo esportivo a experiência das emissoras de Fortaleza

    Edgard Patrício, Bruno Balacó
    1-17
    DOI: https://doi.org/10.5212/19583
  • Entre el interés público y el interés de la audiencia: un estudio del portal aRede

    Afonso Ferreira Verner, Cintia Xavier
    1-33
    DOI: https://doi.org/10.5212/19573
  • Una aula teorica en linea una mirada microssociologica sobre una experiencia de enseñanza de periodismo

    Luis Mauro Sá Martino
    1-17
    DOI: https://doi.org/10.5212/19657

Resenha

  • É hora de negociar, francamente, com a plataformização do Jornalismo

    Marcelo Barcelos
    1-5
    DOI: https://doi.org/10.5212/19882

Entrevista

  • Pioneirismo e inovação digital: uma entrevista com Beth Saad

    Alvaro Leme
    1-10
    DOI: https://doi.org/10.5212/19880