Uma aula teórica online
um olhar microssociológico sobre uma vivência de ensino em Jornalismo
DOI:
https://doi.org/10.5212/19657Resumo
Desde a declaração de pandemia pela Organização Mundial da Saúde, em março de 2020, praticamente todo o sistema de ensino migrou para o ambiente online. Como, nesse contexto, ensinar jornalismo? Este artigo traz um relato de vivência referente ao ensino de jornalismo, focalizando uma aula teórica do curso de graduação de uma faculdade particular. Baseando-se na abordagem micro-sociológica de Goffman, foram destacados três aspectos principais de uma aula de jornalismo online: (1) há uma alteração no ritmo das aulas, que muda os laços entre professores e alunos, e entre os próprios ex-alunos; (2) como todo mundo está em casa, a fronteira entre "privado" e "público" é frequentemente confusa; (3) a dinâmica da classe é reconfigurada, à medida que os atributos de interação da plataforma clamam por auto-referência para o que está acontecendo em um determinado momento.