A formação do capital científico no campo acadêmico do jornalismo
dimensões institucionais, teóricas e de ensino
DOI:
https://doi.org/10.5212/RevistaPautaGeral.v.11.23322Palavras-chave:
Campo acadêmico, estudos de jornalismo, Capital Científico, Teoria, EventosResumo
Este texto delineia algumas relações entre o jornalismo e o campo científico, focalizando seus tensionamentos, aproximações e distanciamentos. Tomando como base a noção de “campo científico” proposta por Bourdieu (1975; 1976; 1995; 2021) examinam-se as condições de formação do capital científico presente no estabelecimento do jornalismo como área de estudos relativamente autônoma. Esse delineamento destaca três aspectos: (1) as aproximações entre o jornalismo e um modelo de conhecimento científico; (2) a institucionalização das pesquisas, com a presença do tema em espaços consagrados como a Intercom e a Compós, de um lado, e a formação de redes autonomias, como a SBPJor e a ABEJ; (3) no ensino de jornalismo e na elaboração de um referencial teórico próprio. Esses elementos são discutidos a partir de um tensionamento entre epistemologia e demandas de mercado.
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