Matrizes curriculares, laboratórios e TCCs

três dimensões do tensionamento entre teoria e prática no Ensino de Jornalismo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/RevistaPautaGeral.v.10.21877

Palavras-chave:

Ensino de Jornalismo, Jornais-Laboratório, Teoria, Comunicação

Resumo

Debates sobre os cursos de jornalismo no Brasil são recorrentes desde os primórdios de seu ensino em graduação, em meados do século XX. Um ponto central da discussão refere-se às tensões entre teoria e prática, da qual parecem derivar outras, como entre academia e mercado, formação técnica e humanística, habilidades de uma futura ou futuro jornalista. No cotidiano das salas de aula e atividades universitárias, esses tensionamentos se objetivam em pelo menos três momentos: (1) na escolha das disciplinas e sua distribuição ao longo do curso; (2) na concepção das atividades de veículos laboratoriais e (3) na definição de formatos, temas e avaliações de Trabalhos de Conclusão de Curso. Esses pontos são discutidos a partir da perspectiva da formação de futuras e futuros jornalistas.

Referências

AGUIAR, L. As diretrizes curriculares e a formação específica em jornalismo. Alceu, v. 14, n. 27, p. 162-175, jul./dez. 2013.

ANUNCIAÇÃO, C. P. Jornal-laboratório no contexto da convergência. Dissertação (Mestrado em Jornalismo) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2013.

BAPTISTA, M. L. C. Disciplinas teóricas: de entulho de currículo a campo de desejo e autopoiese. In: Anais do 26º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom), 2 a 6 de setembro de 2003, UFMG.

BOURDIEU, P. Para uma sociologia da ciência. Lisboa: Ed. 70, 2021.

BOURDIEU, P. Sobre a televisão. Rio de Janeiro: Zahar, 1998.

BRUCK, M. S. Jornalistas e teorias: conciliação possível? InTexto, Florianópolis, v. 2, n. 25, p. 16-32, dez. 2011.

CASTAÑEDA, L.; MURPHY, S.; HETHER, H. J. Teaching print, broadcast and online journalism. Journalism and Mass Communication Education, set. 2005, pp. 57-63.

CASTELA, G. S.; BELONI, W. Jornal-laboratório: multiletramento e hipertextualidade. Revista Brasileira de Estudos de Jornalismo (Rebej), Florianópolis, v. 5, n. 16, jan.-jun. 2015, pp. 51-66.

DAHER, N. S. D.; PORTO JUNIOR, F. G. R. Jornalismo no Brasil: notas sobre as competências formativas a partir das novas diretrizes curriculares. Revista Aturá, v. 1, n. 1, 2017, pp. 1-19.

DIAS, R. Comunicador social ou jornalista? Revista Brasileira de História da Mídia, v. 1, n. 2, jul.-dez. 2012, pp. 1-12.

DIAS, S. G. Outrolhar sobre o ensino de jornalismo. Viçosa: UFV, 2011. (Trabalho de Conclusão de Curso em Comunicação - Jornalismo).

DOWLING, D.; HAMAN, J. New horizons for teaching journalism history: a multimedia approach. American Journalism, v. 34, n. 3, 2017, pp. 353-362.

FACCIN, Milton J.; FERREIRA, Soraya V. Entre nós: desafios da implantação dos TCC’s como síntese dos seis eixos previstos pelas DCNs. Revista Brasileira de Estudos de Jornalismo (Rebej), Florianópolis, v. 4, n. 15, jul.-dez. 2014, pp. 198-214.

FELINTO, E. Patologias no sistema da comunicação: ou o que fazer quando seu objeto desaparece. In: FERREIRA, G.; MARTINO, L. C. Teorias da Comunicação. Salvador: Ed. UFBA, 2007.

FENAJ. Formação superior em jornalismo. Florianópolis: Insular, 2002.

FERREIRA, J. C. B. A concepção da pedagogia universitária nos cursos de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo. Revista Brasileira de Estudos de Jornalismo (Rebej), Florianópolis, v. 1, n. 10, jun.-dez. 2012, pp. 163-171.

FERREIRA, M. S.; OLIVEIRA, T. S. Práticas do professor jornalista. In: 19º Encontro Nacional de Professores de Jornalismo. São Paulo: Anais... ECA-USP, 2020.

GOMES, M. B.; CALLADO, A. Da teoria à prática: relato discente sobre a prática docente. Revista Brasileira de Estudos de Jornalismo (Rebej), Florianópolis, v. 8, n. 22, jan.-jun. 2018, pp. 163-177.

HARRISON, J. Critical foundations and directions for the teaching of news journalism. Journalism Practice, v. 1, n. 2, 2007, pp. 175-191.

HIME, G. V. V. C. Reflexões sobre o ensino de Teoria do Jornalismo. In: 18º Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste (Intercom Sudeste). Bauru: Anais... Unesp, 2013.

KELLEY, B. Teaching Journalism. Communication Research Trends, v. 26, n. 2, 2007, pp. 1-24.

KOTHARI, A.; HICKERSON, A. Challenges for journalism education in the era of automation. Media Practice and Education, v. 21, n. 3, 2020, pp. 212-228.

LEAL, B.; ANTUNES, E.; VAZ, P. Para entender o jornalismo. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.

LEAL, B.; JÁCOME, P.; MANNA, N. A “crise” do jornalismo: o que ela afirma, o que ela esquece. Líbero, v. 17, n. 34, jul-dez. 2014, pp. 145-154.

LEAL, B. Formação em Jornalismo: da Prospecção dos Acontecimentos à Edição. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2018.

LOPES, D. F. Jornal laboratório. São Paulo: Summus, 1989.

MARCONDES FILHO, C. Ser jornalista. São Paulo: Paulus, 2007.

MARTINO, L. M. S. O Sentido da teoria na pesquisa em comunicação: três questionamentos a partir da prática acadêmica. Revista FAMECOS, v. 28, n. 1, p. e39211, 2021

MARTINO, L. M. S. Teoria das Mídias Digitais. Petrópolis: Vozes, 2014.

MARTINO, L. C. Escritos de Epistemologia da Comunicação. Porto Alegre: Sulina, 2018.

MARTINO, L. C. Teorias da comunicação: muitas ou poucas? Cotia: Ateliê, 2007.

MARTINS, R. B. F. O jornal-laboratório como exercício da prática e teoria na formação superior em Jornalismo. Revista de Ciências Humanas, v. 12. n. 1, jan./jun. 2012, pp. 84-94.

MATTOS, M. A. O saber comunicacional e os projetos experimentais no ensino de Comunicação Social da PUC-MG. 27º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom). Porto Alegre: Anais… UFRGS, 2004.

MEDITSCH, E. Novas e velhas tendências: os dilemas do ensino de jornalismo na sociedade da informação. Revista Brasileira de Ensino de Jornalismo, v. 1, n. 1, abr./jul. 2007, p. 41-62.

MOTA, F. M. O trabalho docente na perspectiva das novas diretrizes curriculares para o curso de jornalismo. In: 19º Encontro Nacional de Professores de Jornalismo. São Paulo: Anais... ECA-USP, 2020.

MOURA, C. P. Ensino de jornalismo: referências para a formação acadêmica. Sessões do Imaginário, v. 1, n. 36, 2016, pp. 3-16.

NEWSOM, D. A. Journalism/Mass Communication as an academic discipline. Journalism Educator, Outono de 1985, pp. 23-44.

PAVAN, R.; ARAÚJO, G. S. L. Uma reflexão acerca da formação laboratorial em rádio e a perspectiva das novas DCNs para Jornalismo. Série-Estudos, v. 24, n. 52, set/dez. 2019, pp. 217-230.

PENA, F. Teoria do Jornalismo. São Paulo: Contexto, 2011.

REIMÃO, S. Teoria ou Teorias da Comunicação. In: Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 17., 1994, Piracicaba. Anais... São Paulo: INTERCOM, 1994. p. 146-170.

REMLER, D.; WAISANEN, D. J.; GABOR, A. Academic journalism: a modest proposal. Journalism Studies, v. 15, n. 4, 2014, pp. 357-373.

RODRIGUES, R. B. A formação humanística no curso de jornalismo: das intenções às práticas. Campinas: PUC-Campinas, 2007. (Mestrado em Educação).

TÁRCIA, L.; MARINHO, S. P. Desafios e novas formas de ensino de jornalismo em tempo de convergência de mídias. Brazilian Journalism Research, v. 1, n. 1, 2008, pp. 31-56.

TONDATO, M. P. Projetos experimentais, projetos integrados e agências experimentais. Comunicação & Educação, v. 15, n. 2, Mai./Ago. 2010, pp. 115-125.

TRIVINHO, E. O mal-estar na teoria. São Paulo: Hacker, 2001.

WHARTON-MICHAEL, P. Academic vs. Professional Education: Epistemology and Journalism Educator’s Academic Work. In: International Communication Association, 2009, pp. 1–36.

Downloads

Publicado

2023-12-23

Como Citar

Martino, L. M. S. (2023). Matrizes curriculares, laboratórios e TCCs: três dimensões do tensionamento entre teoria e prática no Ensino de Jornalismo. Pauta Geral - Estudos Em Jornalismo, 10(2), 13–30. https://doi.org/10.5212/RevistaPautaGeral.v.10.21877