Matrizes curriculares, laboratórios e TCCs
três dimensões do tensionamento entre teoria e prática no Ensino de Jornalismo
DOI:
https://doi.org/10.5212/RevistaPautaGeral.v.10.21877Palabras clave:
Ensino de Jornalismo, Jornais-Laboratório, Teoria, ComunicaçãoResumen
Debates sobre os cursos de jornalismo no Brasil são recorrentes desde os primórdios de seu ensino em graduação, em meados do século XX. Um ponto central da discussão refere-se às tensões entre teoria e prática, da qual parecem derivar outras, como entre academia e mercado, formação técnica e humanística, habilidades de uma futura ou futuro jornalista. No cotidiano das salas de aula e atividades universitárias, esses tensionamentos se objetivam em pelo menos três momentos: (1) na escolha das disciplinas e sua distribuição ao longo do curso; (2) na concepção das atividades de veículos laboratoriais e (3) na definição de formatos, temas e avaliações de Trabalhos de Conclusão de Curso. Esses pontos são discutidos a partir da perspectiva da formação de futuras e futuros jornalistas.
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