Matrizes curriculares, laboratórios e TCCs

três dimensões do tensionamento entre teoria e prática no Ensino de Jornalismo

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5212/RevistaPautaGeral.v.10.21877

Palabras clave:

Ensino de Jornalismo, Jornais-Laboratório, Teoria, Comunicação

Resumen

Debates sobre os cursos de jornalismo no Brasil são recorrentes desde os primórdios de seu ensino em graduação, em meados do século XX. Um ponto central da discussão refere-se às tensões entre teoria e prática, da qual parecem derivar outras, como entre academia e mercado, formação técnica e humanística, habilidades de uma futura ou futuro jornalista. No cotidiano das salas de aula e atividades universitárias, esses tensionamentos se objetivam em pelo menos três momentos: (1) na escolha das disciplinas e sua distribuição ao longo do curso; (2) na concepção das atividades de veículos laboratoriais e (3) na definição de formatos, temas e avaliações de Trabalhos de Conclusão de Curso. Esses pontos são discutidos a partir da perspectiva da formação de futuras e futuros jornalistas.

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Publicado

2023-12-23

Cómo citar

Martino, L. M. S. (2023). Matrizes curriculares, laboratórios e TCCs: três dimensões do tensionamento entre teoria e prática no Ensino de Jornalismo. Pauta Geral - Estudos Em Jornalismo, 10(2), 13–30. https://doi.org/10.5212/RevistaPautaGeral.v.10.21877