Geografias da televisão regionalizada
A identificação dos territórios do telejornalismo regional brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.5212/RevistaPautaGeral.v.11.23818Palavras-chave:
Regionalização, Telejornalismo, Geografias da comunicaçãoResumo
Este artigo buscou discutir conceitualmente o que vem a ser a televisão regional brasileira, buscando identificar os espaços ocupados pelo telejornalismo nas dimensões locais e regionais. Para isso, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre a temática e analisados aspectos inerentes a essa discussão como as geografias da comunicação e as escalas e territórios do jornalismo na TV, além de refletir e apontar caminhos para a construção do conceito de TV regional. O estudo contou com as contribuições de Aguiar (2016), Bazi (2001), Fabbri Júnior (2006), Santos (2008), Moreira (2019), entre outros. Esta investigação se justifica como uma forma de compreender as práticas sociais e elementos do ecossistema televiso na contemporaneidade. A partir das análises, foi possível verificar o papel das identidades culturais construídas no processo de regionalização do telejornalismo brasileiro.
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