Comunicação no Terceiro Setor - Relações das organizações Sociais com as esferas de poder e mídia

Autores

  • Carlos Augusto Gonçalves Camilotto Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Boanerges Balbino Lopes Filho Universidade Federal de Juiz de Fora

Palavras-chave:

Terceiro Setor, comunicação, organizações sociais

Resumo

O artigo tem como objetivo analisar o cenário de atuação e as relações estabelecidas entre as organizações sociais, as esferas de poder e o papel da comunicação social no espaço midiático. Para situar a questão, buscamos contextualizar parte do cenário da atuação do Terceiro Setor no Brasil e a importância do expressivo crescimento desse segmento. O estudo de caso refere-se à cobertura jornalística empreendida pelo jornal Tribuna de Minas em relação ao Instituto Cidade, entre o período em que foi capaz de promover o agendamento de temáticas desenvolvidas pela instituição e a fase em que passou a ter sua atuação investigada.

Biografia do Autor

Carlos Augusto Gonçalves Camilotto, Universidade Federal de Juiz de Fora

Jornalista, sociólogo, professor e pesquisador. Mestrando em Comunicação Social (linha Comunicação e poder). Especialista em Planejamento e Gestão Social. Bacharelado em Comunicação e Ciências Sociais, licenciado em Ciências Sociais.

Boanerges Balbino Lopes Filho, Universidade Federal de Juiz de Fora

Jornalista, professor e pesquisador. Pós-doutorando pela UEPG (PR). Doutor e mestre em Comunicação, autor de livros,  coordenador de pós-graduação e professor do PPGCom na UFJF (MG). Diretor do Fórum Nacional de Professores de Jornalismo – FNPJ.

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Publicado

2015-04-16

Como Citar

Camilotto, C. A. G., & Lopes Filho, B. B. (2015). Comunicação no Terceiro Setor - Relações das organizações Sociais com as esferas de poder e mídia. Pauta Geral - Estudos Em Jornalismo, 2(1), 57–73. Recuperado de https://revistas.uepg.br/index.php/pauta/article/view/6402