A representação temática da tecnologia nos jornais brasileiros e sua configuração mercadológica diante de uma perspectiva de conceito social

Autores

  • Andressa Kikuti Dancosky Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Denis Porto Renó Universidade Estadual Júlio Mesquita Filho

Palavras-chave:

Tematização, jornalismo especializado, jornalismo sobre tecnologia

Resumo

Este artigo é fruto de parte da dissertação de Mestrado da autora, orientada pelo coautor, e apresenta uma reflexão teórico-conceitual sobre a representação da Tecnologia nas seções temáticas de Tecnologia nos sites de quatro jornais brasileiros. A hipótese fundamental é que essas editorias priorizam temas que atendem a interesses mercadológicos de empresas do setor, e podem estar deixando de lado questões sociais e culturais importantes para a compreensão da relação entre tecnologia e sociedade. O estudo se orienta em torno das perspectivas de tematização jornalística e do jornalismo especializado, a partir de uma análise quantitativa envolvendo os sites das seções de Tecnologia dos jornais O Estado de S. Paulo, Folha de S. Paulo, Gazeta do Povo e Correio Braziliense. O estudo permite confirmar a hipótese de que a representação da Tecnologia nos jornais é predominantemente mercadológica, não correspondendo a uma expectativa de conceito social e cultural. Além disso, percebe-se que as editorias em questão não possuem características de jornalismo especializado, apesar do potencial gerado pela segmentação temática.

Biografia do Autor

Andressa Kikuti Dancosky, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Mestranda em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Denis Porto Renó, Universidade Estadual Júlio Mesquita Filho

Doutor em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo, professor do PPG em Jornalismo UEPG e do curso de Jornalismo da UNESP.

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Publicado

2015-04-16

Como Citar

Kikuti Dancosky, A., & Renó, D. P. (2015). A representação temática da tecnologia nos jornais brasileiros e sua configuração mercadológica diante de uma perspectiva de conceito social. Pauta Geral - Estudos Em Jornalismo, 2(1), 38–56. Recuperado de https://revistas.uepg.br/index.php/pauta/article/view/7200