O jornal Estado de Minas e o sotaque mineiro da narrativa do golpe de 1964

Autores

  • Marta Maia Universidade Federal de Ouro Preto
  • Isadora Moreira Ribeiro Universidade Federal de Ouro Preto

Palavras-chave:

Estado de Minas, Jornalismo, Narrativas

Resumo

O espaço teórico-metodológico de debate deste artigo constitui-se no encontro entre as noções de acontecimento, memória e narrativas jornalísticas, tendo como corpus de pesquisa o especial produzido pelo jornal Estado de Minas em ocasião dos 50 anos completados pelo golpe militar de 1964 no Brasil. A partir desse substrato, também completam a discussão do trabalho as principais fontes envolvidas nas matérias componentes do especial. Nesse sentido, tem-se como objetivo reconhecer, enquanto acontecimento midiático, o processo de convocação do passado configurado na abordagem narrativa do jornal, bem como a memória enquanto potência participante desse fluxo e o papel proeminente da noção de “mineiridade” enquanto chave de leitura dos acontecimentos em questão.

Biografia do Autor

Marta Maia, Universidade Federal de Ouro Preto

 Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) e do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Ouro Preto. Coordena o Projeto de pesquisa “Verdades escolhidas: jornalismo e novas narrativas sobre a ditadura no Brasil” (CNPq). É líder do Grupo de Pesquisa “Jornalismo, Narrativas e Práticas Comunicacionais” (CNPq/UFOP)

Isadora Moreira Ribeiro, Universidade Federal de Ouro Preto

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina, na Linha de Pesquisa "Jornalismo, Cultura e Sociedade". Participa do Projeto de pesquisa “Verdades escolhidas: jornalismo e novas narrativas sobre a ditadura no Brasil” (CNPq). É membro do Grupo de Pesquisa “Jornalismo, Narrativas e Práticas Comunicacionais” (CNPq/UFOP)

Downloads

Publicado

2015-09-27

Como Citar

Maia, M., & Ribeiro, I. M. (2015). O jornal Estado de Minas e o sotaque mineiro da narrativa do golpe de 1964. Pauta Geral - Estudos Em Jornalismo, 2(2), 35–50. Recuperado de https://revistas.uepg.br/index.php/pauta/article/view/7962