A prática da Docência no Curso de Jornalismo da Unicentro/Guarapuava-PR

Autores

  • Wanda Terezinha Pacheco dos Santos UEPG
  • Fernanda Pereira Santos

Palavras-chave:

jornalismo, docência universitária, formação pedagógica

Resumo

O presente artigo é resultado de uma pesquisa realizada com professores do curso de Jornalismo da Universidade Estadual do Centro-Oeste – Unicentro – Guarapuava- PR em que o objetivo foi investigar a importância da formação pedagógica do docente, uma vez que o curso forma profissionais bacharéis e que não possuem conteúdos pedagógicos em sua estrutura curricular. Na fundamentação deste trabalho, foram estudados autores que pesquisam tanto sobre jornalismo quanto docência universitária como Andrade e Linhares, Masetto, Anastasiou, Nóvoa, Marcelo, entre outros. Para coleta dos dados, foi encaminhado via e-mail um questionário aos professores do curso de Jornalismo da Unicentro com seis perguntas abertas. A análise levou em conta quatro questionários respondidos. Diante dos relatos, para os entrevistados a formação pedagógica faz todo diferencial em sala de aula, no entanto nem todos, mesmo reconhecendo a importância da formação docente, se interessam em melhorar sua prática. Nesse sentido, para que essa formação seja consolidada é importante o desenvolvimento de ações institucionais, a partir de um projeto de formação continuada organizado, sistemático e intencional e que envolva todos os professores universitários.

Downloads

Publicado

2016-04-27

Como Citar

Santos, W. T. P. dos, & Santos, F. P. (2016). A prática da Docência no Curso de Jornalismo da Unicentro/Guarapuava-PR. Pauta Geral - Estudos Em Jornalismo, 3(1), 111–121. Recuperado de https://revistas.uepg.br/index.php/pauta/article/view/8697