O JORNALISMO LEVADO A SÉRIO: A profissão nos retratos do seriado norte-americano de televisão The Newsroom.

Authors

  • Gabriela Gruszynski Sanseverino Laboratoire d’Études et de Recherches Appliquées en Sciences Sociales at University Paul Sabatier Toulouse III
  • Ana Cláudia Gruszynski Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Keywords:

jornalismo, representação, seriado.

Abstract

Entende-se que vemos o jornalismo através de uma multiplicidade de representações – como os jornalistas veem a profissão, como o público vê, como os acadêmicos percebem, como idealmente pensamos que deveria. O presente artigo busca contribuir para a compreensão do espaço ocupado pelos seriados de televisão na representação da cultura jornalística; auxiliando também na criação da imagem que o público tem da profissão. Para tanto, utiliza-se como objeto a série de ficção The Newsroom (2012-2014), da HBO, que em três temporadas, retratou dinâmicas da redação e o processo de produção da notícia no telejornalismo. Através da pesquisa bibliográfica e documental, propomos pensar de forma exploratória sobre a capacidade dos seriados de ficção, exemplificados neste caso pela série The Newsroom, de criar em sua narrativa um espaço de reflexão sobre o jornalismo, seus valores, funções e crises. Compreendemos que, apesar de incapaz de mimetizar a realidade, a série consegue abrir um espaço para o debate do jornalismo no plano do real, ao mesmo tempo que cria expectativas – idealistas e irrealistas – quanto ao dever ser do jornalismo. As construções ficcionais criadas no seriado contribuem para a construção da imagem do jornalismo atual e permite pensarmos as crises que perpassam o fazer jornalístico em um contexto de mudanças tecnologias, econômicas, políticas e sociais que alteram o que as práticas da profissão, mesmo que através de uma representação que poderia ser dita romântica do jornalismo.

Author Biographies

Gabriela Gruszynski Sanseverino, Laboratoire d’Études et de Recherches Appliquées en Sciences Sociales at University Paul Sabatier Toulouse III

Pesquisadora de Estágio Inicial Marie Skłodowska-Curie ITN no Laboratório de Pesquisa e Estudos em Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Paul Sabatier Toulouse III. Mestre em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Graduada em Comunicação Social/Jornalismo pela Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação (Fabico) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em jornalismo e editoração. Membro do grupo de pesquisa Laboratório de Edição, Cultura & Design (LEAD). 

Ana Cláudia Gruszynski, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

rofessora associada da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atua junto ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) e nos cursos de jornalismo, publicidade e relações públicas da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação (FABICO). É líder do Grupo de Pesquisa Laboratório de Edição, Cultura & Design - LEAD - (UFRGS/CNPq). Foi coordenadora do Grupo de Pesquisa Produção Editorial da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares em Comunicação - Intercom (2010-2013). É graduada em Jornalismo Gráfico e Audiovisual pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1987), com mestrado (1999) e doutorado (2003) em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Realizou pós-doutorado no Instituto de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É bolsista produtividade nível 2 do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq). Atua na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação Visual, dedicando-se principalmente aos seguintes temas: design editorial, produção editorial, jornalismo multiplataforma.

Published

2018-12-21

How to Cite

Gruszynski Sanseverino, G., & Gruszynski, A. C. (2018). O JORNALISMO LEVADO A SÉRIO: A profissão nos retratos do seriado norte-americano de televisão The Newsroom. Pauta Geral - Journalism Studies, 5(2), 224–239. Retrieved from https://revistas.uepg.br/index.php/pauta/article/view/12723