Between public interest and audience interest:
a study of the aRede portal
DOI:
https://doi.org/10.5212/19573Abstract
O interesse público sempre foi um norte para o modelo de jornalismo moderno, especialmente o modelo de jornalismo importado dos Estados Unidos (EUA) e implementado no Brasil a partir da década de 1950. No entanto, com a mudança no modelo de negócios das empresas jornalísticas e o crescimento do consumo on-line de notícias, também houve alterações no papel do interesse público, especialmente a partir do ingresso do interesse da audiência neste contexto. Com base neste cenário, o presente artigo analisa as 10 notícias mais lidas (mais acessadas) do portal aRede durante o ano de 2019 e também durante um mês aleatório do mesmo ano. A proposta busca entender como se configura a conciliação entre o interesse público e o interesse da audiência em um veículo da web a partir de dados do Google Analitycs. Em um primeiro momento, são apresentadas reflexões sobre valores-notícia e noticiabilidade. Em seguida, debate-se a forma como as métricas de audiência podem interferir na produção jornalística e o novo modelo de jornalismo on-line. Por fim, são analisados os dados empíricos sobre o objeto estudado a partir da tabela de valores-notícia de Gislene Silva (2005).