Jornalismo compassivo: aproximações preliminares a um conceito em construção

Autores/as

Palabras clave:

Jornalismo, Escola de Chicago, Jornalismo Compassivo

Resumen

Pretendemos explorar a construção da narrativa jornalística sob o conceito de comunicação cunhado pela Escola de Chicago com a intenção de justificar a importância de se dar atenção para um modelo diferente de contar histórias. A hipótese é a de que, em geral, ao invés de se focar em oferecer contexto adequado para as notícias, os meios jornalísticos se aprimoram em explorar gatilhos para capturar a atenção. Há uma abundância de matérias jornalísticas críticas de modo sensacionalista, e, em contraponto, uma escassez de abordagens construtivas, focadas em soluções e com entendimento amplo de questões sociais complexas. O presente trabalho é um recorte de pesquisa em andamento e que se propõe a discutir os contornos do que denominamos de jornalismo compassivo.

Biografía del autor/a

João Pedro Lamas, Universidade Federal de Santa Maria

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFSM. Possui especialização em Mídias Digitais (2015) e graduação em Jornalismo pelo Centro Universitário Franciscano - UNIFRA (2014). Pesquisador discente do Resto - Laboratório de Práticas Jornalísticas (CNPq/UFSM). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo, tendo atuado na Rádio Santamariense (2011-2013), Jornal a Razão (2013), Rádio Gaúcha-Zero Hora (2014-2016) e Diário de Santa Maria (2016-2017).

Reges Schwaab, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e do Departamento de Ciências da Comunicação - Campus Frederico Westphalen - Universidade Federal de Santa Maria. Doutor em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Publicado

2017-12-02

Cómo citar

Lamas, J. P., & Schwaab, R. (2017). Jornalismo compassivo: aproximações preliminares a um conceito em construção. Pauta Geral - Estudos Em Jornalismo, 4(2), 21–37. Recuperado a partir de https://revistas.uepg.br/index.php/pauta/article/view/10673