Ethos de resistência jornalística na imprensa alternativa durante a ditadura militar brasileira

Estudo dos depoimentos em Resistir é Preciso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/RevistaPautaGeral.v.9.19957

Resumo

O artigo pretende compreender como os jornalistas que realizaram oposição à ditadura militar brasileira (1964-1985) no escopo da imprensa alternativa se relacionaram com o campo jornalístico e com os mecanismos de repressão do período autoritário em questão. Parte-se do princípio de que esses agentes compartilhavam um ethos de resistência jornalística em contraposição às posições dominantes do campo. O corpus analítico é composto por seis depoimentos fornecidos ao projeto Resistir é Preciso, iniciativa do Instituto Vladimir Herzog. Do ponto de vista teórico, vale-se das categorias de ethos, campo e capital oriundas da proposta sociológica de Pierre Bourdieu. Procurou-se a partir dos relatos memorialísticos identificar categorias de análise. Infere-se que o ethos desses agentes pode ser analisado sob a ótica de quatro categorias: 1) Sentimento de insuficiência com a imprensa convencional; 2) Disposição contestatória; 3) Oposição à estrutura organizacional tradicional do jornalismo; e 4) Estratégias comunicacionais de enfrentamento e burla.

Biografia do Autor

Marcos Paulo da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Professor associado da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Doutor em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), com estágio de doutorado-sanduíche pela Syracuse University (EUA).

Leopoldo Pedro Neto, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Downloads

Publicado

2022-01-01

Como Citar

da Silva, M. P., & Pedro Neto, L. (2022). Ethos de resistência jornalística na imprensa alternativa durante a ditadura militar brasileira: Estudo dos depoimentos em Resistir é Preciso. Pauta Geral - Estudos Em Jornalismo, 9(1). https://doi.org/10.5212/RevistaPautaGeral.v.9.19957