Reflexões sobre a imagem jornalística como conhecimento mediado pelo efeito de sentido de verdade
DOI:
https://doi.org/10.5212/RevistaPautaGeral.v.11.23328Palabras clave:
conhecimento, efeito de sentido, imagem jornalística, verdadeResumen
Em tempos de desinformação, reflete-se sobre os impactos das imagens mediante as relações entre o conhecimento jornalístico e os efeitos de sentido de verdade. As discussões iniciam-se com os debates sobre o conhecimento mediado pelo jornalismo, em Meditsch (1997) e Lisboa e Bennetti (2015), relacionando tais pontos com os impactos comerciais na construção das notícias, pensando na atuação dos profissionais de imprensa. Ainda, valem-se das abordagens de Dubois (1993), Baeza (2007) e Didi-Huberman (2012) para compreender os efeitos da mediação do fotojornalismo, no debate sobre a imagem e seu efeito de contiguidade física, na perspectiva da verdade por verossimilhança. O artigo desenvolve os aspectos metodológicos da semiótica discursiva, em Greimas e Courtés (1979), Landowski (2004), Aldama (2019) e Barros (2020, 2022) para demonstrar como o efeito de sentido de verdade se constrói, a partir de um exemplo de fotografias de guerra produzidas por inteligência artificial, que revelam a atual sofisticação das formas de não-dizer-a-verdade a partir de imagens.
Citas
ALDAMA, J. A. As transparências enganam. Estudos Semióticos, v. 15, n. 1, p. 152-161, 2019. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/esse/article/view/160195/172307#toc. Acesso em: 13 mar. 2024.
Aos Fatos. Imagens de IA sobre Gaza. 2023. Disponível em: https://encurtador.com.br/1n18p. Acesso em: 21 ago. 2024.
BAEZA, P. Por uma función crítica de la fotografia de prensa. Barcelona: Gustavo Gilli, 2007.
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BARROS, D. L. P. de. As fake news e as “anomalias”. Verbum, v. 9, n. 2, p. 26-41, 2020. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/verbum/article/download/50523/pdf. Acesso em: 12 abr. 2024.
BARROS, D. L. P. de. Contrato de veridicção: operações e percursos. Estudos Semióticos, v. 18, n. 2, p. 23-45, 2022. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/8615693.pdf. Acesso em: 12 abr. 2024.
BOURDIEU, P. Sobre a televisão: seguido de a influência do jornalismo e os jogos olímpicos. Rio de Janeiro: Zahar, 1997.
COURTINE, J. J. Decifrar o corpo: pensar com Foucault. Petrópolis: Vozes, 2013.
DIDI-HUBERMAN, G. Quando as imagens tocam o real. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, p. 206-219, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15454. Acesso em: 13 mar. 2024.
DUBOIS, P. O ato fotográfico e outros ensaios. Campinas: Papirus, 1993.
FELICIANO, L. A.; CASTANHEIRA, K. N. L.; SILVA, P. K. da. Profissionais especializados e receptores-fontes: a fotografia no contexto da ‘pós-verdade’. Comunicação Pública, v. 15, n. 28, 2020. Disponível em: https://journals.ipl.pt/cpublica/article/download/96/55. Acesso em: 12 abr. 2024.
FINOCCHI, R.; PERRI, A.; PEVERINI, P. The proof of enunciation. Digital photography, deepfake, and the refusing or renegotiation of the document. E|C, n. 30, p. 135-144, 19 Mar. 2020. Disponível em: https://mimesisjournals.com/ojs/index.php/ec/article/view/754. Acesso em: 14 mar. 2024.
GREIMAS, A. J.; COURTÉS, J. Dicionário de semiótica. São Paulo: Cultrix, 1979.
LANDOWSKI, E. Flagrantes delitos e retratos. Galáxia. Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica, n. 8, 2004. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/1392. Acesso em: 13 mar. 2024.
LISBOA, S.; BENETTI, M. O jornalismo como crença verdadeira justificada. Brazilian Journalism Research, v. 11, n. 2, p. 10–29, 2015. Disponível em: https://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/664. Acesso em: 14 abr. 2024.
MANGABEIRA, M. Conteúdos gerados por IA sobre Gaza podem colocar em dúvida veracidade de fotos reais. Aos fatos, 1 nov. 2023. Disponível em: https://www.aosfatos.org/bipe/imagens-ia-gaza. Acesso em: 16 abr. 2024.
MAROCCO, B. Verdade, regimes de. In: MARCONDES FILHO, C. (orgs.) Dicionário da Comunicação. São Paulo: Paulus, 2009, p.585-586.
MEDITSCH, E. O Jornalismo é uma forma de conhecimento? 1997, p.1-12. Disponível em: http://www.bocc.ubi.pt/pag/meditsch-eduardo-jornalismo-conhecimento.pdf. Acesso: 10 fev. 2014.
RODRIGUES, C. M.; DE AGUIAR, L. A. Jornalismo como forma de conhecimento e o imperativo da verdade: uma contribuição teórica. Cuadernos de Educación y Desarrollo, v. 15, n. 3, p. 2459–2476, 2023. Disponível em: https://ojs.europubpublications.com/ojs/index.php/ced/article/view/1217. Acesso em: 15 abr. 2024.
TAVARES, F. de M. B.; VAZ, P. B. F. Fotografia jornalística e mídia impressa: formas de apreensão. Revista FAMECOS, v. 12, n. 27, p. 125–138, 2008. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/3329. Acesso em: 14 abr. 2024.