Reflexões sobre a imagem jornalística como conhecimento mediado pelo efeito de sentido de verdade

Autores/as

  • Júlio César Rigoni Filho Universidade Tuiuti do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5212/RevistaPautaGeral.v.11.23328

Palabras clave:

conhecimento, efeito de sentido, imagem jornalística, verdade

Resumen

Em tempos de desinformação, reflete-se sobre os impactos das imagens mediante as relações entre o conhecimento jornalístico e os efeitos de sentido de verdade. As discussões iniciam-se com os debates sobre o conhecimento mediado pelo jornalismo, em Meditsch (1997) e Lisboa e Bennetti (2015), relacionando tais pontos com os impactos comerciais na construção das notícias, pensando na atuação dos profissionais de imprensa. Ainda, valem-se das abordagens de Dubois (1993), Baeza (2007) e Didi-Huberman (2012) para compreender os efeitos da mediação do fotojornalismo, no debate sobre a imagem e seu efeito de contiguidade física, na perspectiva da verdade por verossimilhança. O artigo desenvolve os aspectos metodológicos da semiótica discursiva, em Greimas e Courtés (1979), Landowski (2004), Aldama (2019) e Barros (2020, 2022) para demonstrar como o efeito de sentido de verdade se constrói, a partir de um exemplo de fotografias de guerra produzidas por inteligência artificial, que revelam a atual sofisticação das formas de não-dizer-a-verdade a partir de imagens.

Citas

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Publicado

2024-08-22

Cómo citar

Rigoni Filho, J. C. (2024). Reflexões sobre a imagem jornalística como conhecimento mediado pelo efeito de sentido de verdade . Pauta Geral - Estudos Em Jornalismo, 11(1), 110–129. https://doi.org/10.5212/RevistaPautaGeral.v.11.23328

Número

Sección

Dossiê (v. 11, n. 1) | O lugar do paradigma jornalístico no campo científico: debates epistemológicos