O ethos jornalístico à luz do Prêmio Esso de Jornalismo
reconfigurações da reportagem entre 2006 e 2015
DOI:
https://doi.org/10.5212/RevistaPautaGeral.v.12.25028Palabras clave:
Ethos jornalístico, Identidade profissional, Reconfiguração da reportagemResumen
Este artigo analisa transformações no ethos jornalístico a partir da leitura crítica de reportagens vencedoras do Prêmio Esso de Jornalismo, entre 2006 e 2015. Com base em protocolo metodológico e em referenciais sobre identidade profissional, foram examinadas dez reportagens da categoria Reportagem, classificadas em interesse humano, político e econômico. A análise mostra a coexistência de múltiplos ethos jornalísticos, vinculados às mudanças estruturais da profissão, à reorganização das rotinas produtivas e à emergência de novas formas de legitimação. O estudo contribui para compreender as reconfigurações da reportagem no século XXI e seus vínculos com a credibilidade, a subjetividade e a função social do jornalismo.
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