A Copa do Mundo no Brasil – entretenimento versus Cidadania

Autores/as

  • Luciano Victor Barros Maluly USP
  • Clarissa Maria Rosa Gagliardi USP

Palabras clave:

Copa do Mundo. Jornalismo. Turismo

Resumen

Este artigo discute a interface entre o esporte, o jornalismo e o turismo, tendo como objeto de estudo a Copa do Mundo da FIFA realizada no Brasil, em 2014. O megaevento esportivo influenciou diretamente o cotidiano da população, com conseqüências diretas à economia do país. Neste contexto, o legado dos investimentos ainda está sendo debatido não só em termos de infraestrutura,. Uma possibilidade de análise dessa questão é a parceria entre turismólogos e jornalistas, ao desenvolver, conjuntamente, setores relacionados ao lazer, como as atividades físicas e esportivas.

Biografía del autor/a

Luciano Victor Barros Maluly, USP

Luciano Victor Barros Maluly é jornalista, doutor em Ciências da Comunicação e professor do Curso de Comunicação Social, com habitação em Jornalismo, ambos na Escola de Comunicações e Artes da Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP); Responsáveis pela disciplina A pauta esportiva e olímpica - interfaces entre jornalismo e  turismo, que oferecida no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação

Clarissa Maria Rosa Gagliardi, USP

Clarissa Maria Rosa Gagliardi é turismóloga, doutora em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e professora do Curso de Turismo na ECA-USP. Responsáveis pela disciplina  A pauta esportiva e olímpica - interfaces entre jornalismo e  turismo, que oferecida no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação

Publicado

2015-09-27

Cómo citar

Maluly, L. V. B., & Gagliardi, C. M. R. (2015). A Copa do Mundo no Brasil – entretenimento versus Cidadania. Pauta Geral - Estudos Em Jornalismo, 2(2), 73–87. Recuperado a partir de https://revistas.uepg.br/index.php/pauta/article/view/7675