O jornalismo sensorial e o infotenimento na produção de notícias para dispositivos móveis
Palabras clave:
Teorias do jornalismo, Jornalismo para dispositivos móveis, Infotenimento.Resumen
Mediadas pelas interfaces de dispositivos móveis como os smartphones e os tablets, novas práticas de produção de notícias estão emergindo. Com as oscilações na circulação de exemplares, a indústria de revistas e jornais impressos viu neste mercado em ascensão uma oportunidade para ampliar sua audiência. Produtos jornalísticos exclusivamente para tais dispositivos foram lançados em 2012 no Brasil, como OGloboa Mais, objeto de pesquisa apresentado nesse artigo, cuja proposta é estabelecer as semelhanças e diferenças entre o jornalismo on-line e o jornalismo para tablets, investigando se os dispositivos móveis possibilitam o aparecimento de uma nova linguagem jornalística. A interação do leitor com tais máquinas – por meio do emprego de gestos em telas sensíveis ao toque – exige que os jornalistas lancem mão de uma pedagogia de movimentos para se comunicar com seu público, numa prática profissional que acentua a recepção pela lógica das sensações, aguçando os sentidos e privilegiando o infotenimento. Resulta desta interação um jornalismo sensorial: não basta à notícia ser lida; ela é, sobretudo, experimentada.