Crise nas bordas: aproximações e distanciamentos ético-deontológicos entre o Jornalismo e a Publicidade no ciberespaço

Autores/as

  • Marcos Paulo da Silva Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
  • Bruno Navarros Fraga Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Palabras clave:

Jornalismo, Publicidade, Deontologia, Ética, Contratos simbólicos

Resumen

O artigo propõe uma discussão de ordem qualitativa a respeito das aproximações e dos distanciamentos ético-deontológicos entre os campos do Jornalismo e da Publicidade a partir das relações de interface estabelecidas no ciberespaço. Recorre-se como objeto de análise, para tanto, aos códigos de ética de duas das principais instituições responsáveis por congregar os profissionais de cada área no Brasil – a FENAJ (Federação Nacional dos Jornalistas) e a APP (Associação dos Profissionais de Propaganda). Por meio de uma análise de conteúdo, sistematiza-se alguns dos principais núcleos de sentido de cada um dos códigos, bem como, a partir de inferências, problematiza-se alguns pressupostos ético-deontológicos nos dois campos de modo a contribuir para a elaboração de uma reflexão mais ampla em torno de uma “ética da informação”.

Biografía del autor/a

Marcos Paulo da Silva, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Docente do Mestrado em Comunicação e do Curso de Jornalismo da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Bruno Navarros Fraga, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Mestrando em Comunicação e jornalista graduado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Publicado

2016-11-19

Cómo citar

Silva, M. P. da, & Fraga, B. N. (2016). Crise nas bordas: aproximações e distanciamentos ético-deontológicos entre o Jornalismo e a Publicidade no ciberespaço. Pauta Geral - Estudos Em Jornalismo, 3(2), 114–130. Recuperado a partir de https://revistas.uepg.br/index.php/pauta/article/view/9341