Saberes Plurais para o Jornalismo: crítica de gênero e contribuições femininas nas Teorias do Jornalismo

Autores

  • Gean Oliveira Gonçalves Universidade de São Paulo
  • Naiana Rodrigues da Silva Universidade Federal do Ceará
  • Cicélia Pincer Batista Escola Superior de Propaganda e Marketing

Resumo

Passados cerca de 50 anos de reflexões críticas sobre o jornalismo no Brasil a partir do primeiro estudo de pós-graduação no campo, deparamo-nos com significativas tentativas de compreender as contribuições e as abordagens dos pesquisadores de jornalismo para uma Teoria do Jornalismo. Neste artigo, averiguamos como o conhecimento e as pesquisas de mulheres são apresentados nas bibliografias dos cursos de jornalismo no País. Em um momento de discussões sobre o ensinoaprendizado como experiência de inclusão, interessa-nos provocar perturbações sobre as implicações de ensinar jornalismo a partir de um pensamento majoritariamente masculino, o qual é construído como cânone e como experiência universal. Para tanto, fizemos um levantamento de programas de disciplinas de teorias do Jornalismo em 27 cursos de graduação, um de cada unidade da federação. O resultado revelou uma desigualdade epistemológica em virtude das relações de gênero na produção de conhecimento sobre o jornalismo.

Biografia do Autor

Gean Oliveira Gonçalves, Universidade de São Paulo

Jornalista. Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (PPGCOM/USP). Pesquisador do grupo de pesquisa Epistemologia do Diálogo Social (ECA-USP). Bolsista do CNPq

Naiana Rodrigues da Silva, Universidade Federal do Ceará

Professora assistente do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC) e doutoranda em Ciências da Comunicação, na Escola de Comunicações e Artes (ECA), da Universidade de São Paulo (USP). Pesquisadora do Centro de Pesquisa em Comunicação e Trabalho (CPCT/ECA/USP) e do grupo de pesquisa PráxisJor (UFC)

Cicélia Pincer Batista, Escola Superior de Propaganda e Marketing

Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), professora do curso de Jornalismo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPMSP) e pesquisadora do grupo de pesquisa Epistemologia do Diálogo Social (ECA-USP).

Downloads

Publicado

2019-12-12

Como Citar

Oliveira Gonçalves, G., Rodrigues da Silva, N., & Pincer Batista, C. (2019). Saberes Plurais para o Jornalismo: crítica de gênero e contribuições femininas nas Teorias do Jornalismo. Pauta Geral - Estudos Em Jornalismo, 6(2), 171–193. Recuperado de https://revistas.uepg.br/index.php/pauta/article/view/14727

Edição

Seção

Dossiê (v. 10, n. 1) | Jornalismo e Decolonialidade