O Jornalismo no WhatsApp
Uma análise das notícias colocadas em circulação nos “Canais” da Folha de S. Paulo e G1
DOI:
https://doi.org/10.5212/RevistaPautaGeral.v.12.24984Keywords:
Sociedade Midiatizada, WhatsApp, Circulação de notíciasAbstract
O presente artigo tem como objetivo investigar quais conteúdos noticiosos são colocados em circulação nos canais do WhatsApp de dois dos maiores veículos de comunicação brasileiros, Folha de S.Paulo e G1. A partir de uma análise de conteúdo (Bardin, 2011; Lago, 2008), pretende-se quantificar esses materiais e categorizá-los em valores-notícia (Silva, 2005; Traquina, 2005) para interpretar quais debates são priorizados para circular nesses canais (Carvalho; Lage, 2012). Compreende-se que mesmo alicerçados no mercado da imprensa, os veículos em análise buscam ter um diálogo com um público on-line, que utiliza frequentemente essa ferramenta de comunicação, consolidando a característica de uma sociedade midiatizada estudada por Braga (2006; 2012); Mattos, Janotti Junior e Jacks (2012); Barros (2012); Verón (1997, 2007) e Fausto Neto (2010).
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