Ética e pesquisa em Educação: o necessário diálogo internacional
DOI:
https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i1.0009Resumo
Este trabalho tem como objetivo apresentar a recém lançada edição brasileira do livro Ética e pesquisa em Educação, de autoria de Rachel Brooks (Reino Unido), Kitty te Riele (Austrália) e Meg Maguire (Reino Unido), e iniciar um diálogo com essa obra desde o contexto brasileiro. O livro em questão é fruto de um trabalho rigoroso, voltado a subsidiar a tomada de decisões e à escolha de procedimentos éticos nas diversas situações implicadas nas pesquisas em Educação. A perspectiva ética com que operam as autoras é aquela concebida como uma postura reflexiva de cuidado com o outro, e, por conseguinte, a ética na pesquisa é entendida como a capacidade de avaliar situações ao longo de toda a investigação e tomar decisões que levem em conta os direitos, o bem-estar e as expectativas do participante da pesquisa. As autoras não desconhecem e tampouco desqualificam a perspectiva principialista da ética Biomédica, mas reconhecem os limites da pretensão de universalidade dos enquadramentos pré-determinados diante da variabilidade dos contextos culturais específicos onde as pesquisas são conduzidas. A relevância dessa publicação no Brasil está relacionada, sobretudo, à escassez de literatura no formato de livro autoral que aborde, com organicidade, as questões que vão desde a regulação até a dimensão da eticidade, como parte intrínseca da formação do pesquisador em Educação. O livro vem em boa hora, sobretudo neste momento da política científica brasileira, quando já contamos com uma normativa (Resolução No 510/2016) voltada à especificidade das Ciências Sociais e Humanas. No entanto, ainda vivemos uma transição incompleta para estabilizar parâmetros adequados às pesquisas da área. A abertura para o diálogo internacional, nesse contexto, é fundamental para o amadurecimento do debate, a troca de experiências com os colegas pesquisadores de outros países e a avaliação de outros modelos institucionais.
Palavras-chave: Ética na pesquisa. Regulação ética da pesquisa. Integridade na pesquisa. Pesquisa em Educação.
Métricas
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.